Currículo
Seminário de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação: Relatório e Apresentação SDCTIRA
Contextos
Groupo: Ciências e Tecnologias da Informação - 2020 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O Seminário tem o propósito de garantir que o aluno: 1. Define claramente o seu projeto, para conduzir seguramente ao doutoramento; 2. Justifica as possíveis metodologias e tarefas necessárias para o sucesso do projeto; 3. Planeia as várias etapas e deteta eventuais riscos e formas da sua mitigação. Não é aceitável que, nesta fase, o aluno não saiba descrever com detalhe, pelo menos uma parte dos contributos inovadores que produziu e quais são as principais etapas futuras do projeto. Espera-se ainda que os alunos sujeitos à avaliação tenham submetido pelo menos um artigo para publicação em revista ou em atas de conferência, descrevendo contribuições importantes.
Programa
Esta UC não tem um programa típico. Em vez disso, o docente da UC organizará um conjunto de apresentações de todos os alunos inscritos. Todos os alunos do programa têm de assistir às apresentações dos seus colegas, mesmo que já tenham tido aprovação à UC. A apresentação será realizada em frente de um júri que inclui (no mínimo) um membro da comissão de acompanhamento, um(a) orientador(a) e o diretor do programa doutoral.
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: Cada aluno tem dois elementos de avaliação: um documento escrito de suporte, e a sua apresentação ao vivo no final do semestre. Cada um destes elementos é avaliado relativamente à qualidade do conteúdo e à qualidade da comunicação. Nota final = 30% x conteúdo + 70% x comunicação A nota final será dada pelo responsável da UC depois de conhecer a sugestão do arguente e do(a) orientador(a) do aluno.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 278.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Montgomery, Scott L. (2017). The Chicago Guide to Communicating Science (2nd ed.), Chicago Guides to Writing, Editing, and Publishing, The University of Chicago Press. - Valiela, Ivan (2009). Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research (2nd ed.), Kindle Edition, Oxford University Press. - Turk, Christopher & Kirkman, John (2002). Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication (2nd ed.), Kindle Edition, Routledge. - Bucchi, Massimiano & Trench, Brian (Eds.) (2021). Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology (3rd ed.), London: Routledge.:
Secundária
- - Barañano, Ana Maria (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-312-9. - Carvalho, José Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.), ISBN: 978-972-592-244-6. - Creswell, John W. & Creswell, J. David (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (5th ed.), ISBN: 978-1-5063-8670-6. - Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods. London: Palgrave Macmilan, ISBN: 978-140-399-379-3. - Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Porto: Edições Afrontamento, ISBN: 978-989-967-860-6. - Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL, ISBN: 978-972-757-742-2. - Spector, Nelson (2002). Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Ed. Guanabara Koogan (2ª ed.), ISBN: 978-852-770-702-2. - Vilelas, José (2020). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo (3ª ed.), ISBN: 978-989-561-097-6.: