Currículo
Seminários de Investigação e Comunicação em Ciências e Tecnologias de Informação II 00344
Contextos
Groupo: Ciências e Tecnologias da Informação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Ciências e Tecnologias da Informação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Ciências e Tecnologias da Informação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Seminários (2), idealmente no 4º semestre, tem o propósito de garantir que o aluno compreende claramente se o seu projeto conduzirá seguramente ao doutoramento ou se deve ser abandonado (no âmbito do Programa Doutoral). O aluno deve ainda compreender as possíveis alterações necessárias para a primeira alternativa. É suposto que os alunos sejam capazes de apresentar os principais contributos do seu doutoramento, aquilo que ficará para a osteridade, se a validação que se seguirá, assim o permitir. Não é aceitável que, nesta fase, o aluno não saiba descrever com detalhe, pelo menos uma parte significativa dos contributos inovadores que produziu. Espera-se ainda que os alunos sujeitos à avaliação tenham submetido pelo menos um artigo para publicação em revista ou nas atas de conferência, descrevendo contribuições importantes.
Programa
Esta UC não tem um programa típico. Em vez disso, a UC organizará o conjunto de apresentações de todos os alunos inscritos, bem como possíveis outras apresentações convidadas. Todos os alunos do programa têm de assistir às apresentações dos seus colegas, mesmo que já tenham feito a cadeira
Método de Avaliação
Cada aluno tem de fazer uma apresentação constituída por dois elementos: um documento escrito de suporte, e a apresentação ao vivo Cada um destes elementos é avaliado relativamente à qualidade do conteúdo e à qualidade da comunicação. NOTA = 50% x (conteúdo(apresentação) + conteúdo(documento))/2 + 50% x (comunicação(apresentação) + comunicação(documento))/2 A nota final será dada pelo responsável da UC depois de conhecer a sugestão do orientador do aluno
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 73.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cheng, D., Claessens, M., Gascoigne, T., Metcalfe, J., Schiele, B., & Shi, S. (eds.) (2008). Communicating Science in Social Contexts: New models, New Practices. New York: Springer Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication on Science and Technology. London: Routledge Christopher Turk; John Kirkman. 1989. Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication. E & FN Spon, 1989 Ivan Valiela. 2001. Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research. Oxford University Press. New York Additionally the following bibliography is recommended The course web site makes available a set of videos about good and bad presentations (in general) and examples of good seminar presentations by former students. The course web site also makes available a document with guidelines about the course goals and evaluation criteria. (Same as for Seminários (1)) :
Secundária
- Cheng, D., Claessens, M., Gascoigne, T., Metcalfe, J., Schiele, B., & Shi, S. (eds.) (2008). Communicating Science in Social Contexts: New models, New Practices. New York: Springer Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication on Science and Technology. London: Routledge Christopher Turk; John Kirkman. 1989. Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication. E & FN Spon, 1989 Ivan Valiela. 2001. Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research. Oxford University Press. New York (Same as for Seminários (1)) :