Currículo
Projecto de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação I 00345
Contextos
Groupo: Ciências e Tecnologias da Informação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Ciências e Tecnologias da Informação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Projeto (1) ocupa-se do ensino de gestão de projeto e da sua aplicação à fase inicial do planeamento. As outras 3 UCs de projeto aplicam a teoria aprendida às fases posteriores de controlo. 1 - Aplicação de uma metodologia de investigação adequada ao projeto de investigação (ver Métodos de Investigação (1)) 2 ? Descrever detalhadamente todas as fases, atividades e tarefas do projeto de investigação, e os recursos necessários 3 - Descrever os riscos do projeto e as estratégias de mitigação e contenção. 4 - Produzir uma calendarização, contendo todas as atividades e tarefas (incluindo as ligadas à gestão de risco), e a distribuição temporal dos resultados a alcançar. 5 - Produzir relatórios com o resultado da análise de alternativas disponíveis relevantes para decisões específicas do projeto (e.g., abordagens e software alternativos), e dos progressos e resultados atingidos na altura em que a UC é realizada. Estes relatórios devem repetir-se nas outras 3cadeiras de projeto
Programa
1 - Análise das metodologias de investigação conhecidas e seleção da mais adequada ao projeto de investigação específico 2 - Princípios gerais da gestão de projetos, e sobre projetos com cariz de inovação em particular, com referência às melhores práticas preconizadas. Estes princípios contemplam quer a fase inicial de planeamento, como as fases seguintes de monitorização e controlo, gestão de mudança e replaneamento 3 - Análise dos objetivos de investigação e da abordagem proposta, e identificação de todas as atividades e tarefas do projeto. Identificação de entregáveis e metas 4 - Abordagens à calendarização. Aplicação da abordagem mais adequada ao projeto de investigação concreto 5 - Metodologias de escrita de relatórios e de registo de decisões. Escolha e aplicação de uma dessas metodologias para a escrita de relatórios de progresso, de análise de alternativas, e de justificação de escolhas / decisões
Método de Avaliação
A UC tem um responsável formal. Mas são os orientadores que conduzem a cadeira para os seus orientandos. O orientador estabelece os métodos, os instrumentos, e a calendarização da avaliação para os seus orientandos. Não obstante, a avaliação tem obrigatoriamente um objeto predefinido - o conjunto de documentos a informação enunciada na secção de objetivos de aprendizagem. Uma reunião final com o aluno, a Comissão de Acompanhamento e o responsável da UC garante que esse foi o objeto da avaliação
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 219.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Your Research Project: How to manage it. A. Hunt. Routledge, Jul, 2005 (Introductory book) Designing and Managing a Research Project: A Business Student's Guide. Michael Jay Polonsky, David S. Waller. SAGE Publications, Jul 2010 (Management projects) Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling, 10th Edition. Harold Kerzner (International Institute for Learning, New York, NY). Wiley. New York. April 2009. ISBN 978-0-470-27870-3 (Systems' design projects) The course recommends the following additional bibliography The remaining bibliography will be selected by each supervisor according to the kind of research project of his or her students Part of the course bibliography is that of the course Métodos de Investigação em CTI (1) :
Secundária
- Your Research Project: How to manage it. A. Hunt. Routledge, Jul, 2005 (Introductory book) Designing and Managing a Research Project: A Business Student's Guide. Michael Jay Polonsky, David S. Waller. SAGE Publications, Jul 2010 (Management projects) Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling, 10th Edition. Harold Kerzner (International Institute for Learning, New York, NY). Wiley. New York. April 2009. ISBN 978-0-470-27870-3 (Systems' design projects) :