Currículo
Seminários de Investigação e Comunicação em Ciências e Tecnologias de Informação I 00343
Contextos
Groupo: Ciências e Tecnologias da Informação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Seminários (1), idealmente no 2º semestre, tem o propósito de garantir que o aluno compreende as alternativas disponíveis para o seu projeto e os requisitos associados a cada uma: Doutoramento, Estudos Avançados, ou abortar o projeto (no âmbito do Programa Doutoral). As primeiras duas podem envolver alterações de percurso, as quais devem ser conhecidas do aluno. Os alunos devem ter desenvolvido a aptidão de apresentar uma visão global do projeto (previamente detalhado na UC Projeto (1)), centrando-se nos seus aspetos mais relevantes, apontando soluções para alternativas analisadas, e descrevendo diferenças relativas a abordagens originalmente pensadas, e de reagir adequadamente às intervenções dos participantes nas sessões de apresentação (alunos e orientadores). É essencial que o aluno manifeste um distanciamento significativo em relação e uma visão crítica daquilo quer foi descrito / proposto em Projeto de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação (1)
Programa
Esta UC não tem um programa típico. Em vez disso, a UC organizará o conjunto de apresentações de todos os alunos que tenham atingido a fase em que a UC deve ser feita, bem como possíveis outras apresentações convidadas. Todos os alunos do programa têm de assistir às apresentações dos seus colegas, mesmo que já tenham feito a cadeira
Método de Avaliação
Cada aluno tem de fazer uma apresentação constituída por dois elementos: um documento escrito de suporte, e a apresentação ao vivo Cada um destes elementos é avaliado relativamente à qualidade do conteúdo e à qualidade da comunicação. NOTA = 30% x (conteúdo(apresentação) + conteúdo(documento))/2 + 70% X (comunicação(apresentação) + comunicação(documento))/2 A nota final será dada pelo responsável da UC depois de conhecer a sugestão do orientador do aluno
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 73.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cheng, D., Claessens, M., Gascoigne, T., Metcalfe, J., Schiele, B., & Shi, S. (eds.) (2008). Communicating Science in Social Contexts: New models, New Practices. New York: Springer Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication on Science and Technology. London: Routledge Christopher Turk; John Kirkman. 1989. Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication. E & FN Spon, 1989 Ivan Valiela. 2001. Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research. Oxford University Press. New York Additionally, the course recommends the following bibliography: The course web site makes available a set of videos about good and bad presentations (in general) and examples of good seminar presentations by former students. The course web site also makes available a document with guidelines about the course goals and evaluation criteria :
Secundária
- Cheng, D., Claessens, M., Gascoigne, T., Metcalfe, J., Schiele, B., & Shi, S. (eds.) (2008). Communicating Science in Social Contexts: New models, New Practices. New York: Springer Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication on Science and Technology. London: Routledge Christopher Turk; John Kirkman. 1989. Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication. E & FN Spon, 1989 Ivan Valiela. 2001. Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research. Oxford University Press. New York :