Currículo
Processamento Digital de Sinais Multidimensionais 02273
Contextos
Groupo: Ciências e Tecnologias da Informação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: OA1 - Identificar e descrever as semelhanças e diferenças entre processamento digital de sinais unidimensionais e multidimensionais; OA2 - Projectar, analisar e utilizar sistemas para processamento de sinais multidimensionais; OA3 - Aplicar os conhecimentos adquiridos em novas situações e problemas.
Programa
Os principais temas a abordar são: 1. Sinais e sistemas bidimensionais 2. Amostragem em duas dimensões 3. Sistemas bidimensionais e transformada Z 4. Transformadas bidimensionais em espaço discreto 5. Projecto de filtros bidimensionais 6. Percepção e representação de imagem 7. Análise e melhoria de imagem 8. Estimação e restauração de imagem 9. Compressão de imagens digitais 10. Processamento tridimensional e espácio-temporal
Método de Avaliação
Esta disciplina inclui aulas teóricas, onde a matéria teórica é apresentada, e aulas de laboratório, usadas para consolidar os conhecimentos adquiridos através do estudo de exemplos práticos. Metade das aulas são expositivas e a outra metade são aulas laboratoriais. | Existem dois esquemas de avaliação: - Avaliação periódica: A avaliação é feita em duas partes: i) dez laboratórios e ii) um exame. A nota dos laboratórios (média das oito melhores notas) tem um peso de 30% na nota final e a do exame tem um peso de 70%. - Avaliação por exame: A avaliação é feita por um exame final com um peso de 100% na nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- 3. R. C. Gonzalez, R. E. Woods, S. L. Eddins, Digital Image Processing Using MATLAB, 2nd Ed., Prentice-Hall, 2009. 2. R. C. Gonzalez, R. E. Woods, Digital Image Processing, 3rd Ed., Prentice-Hall, 2007. 1. John W. Woods, Multidimensional Signal, Image, and Video Processing and Coding, Second Edition, Academic Press, 2011. :