Currículo

Economia, Sociedade, Governação ESGov

Contextos

Groupo: Economia Política, Doutoramento Interdisciplinar > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Desenvolver conhecimentos e competências de análise para uma compreensão holista dos processos económicos, sociais e políticos. 2. Desenvolver a capacidade de debater os fundamentos epistemológicos e conceptuais e de mobilizar as ferramentas analíticas associados ao estudo da estrutura e da dinâmica dos sistemas económicos, sociais e políticos, da sua evolução e das deliberações que os estruturam. 3. Desenvolver a capacidade de debater os fundamentos epistemológicos e conceptuais associados à análise de diferentes modos de ação, instrumentais e não instrumentais, e diferentes perspetivas substantivas e formalistas da racionalidade. 4. Desenvolver a capacidade de relacionar diferentes modos de coordenação, compreendendo as interações mútuas que se estabelecem entre Estado, mercado, organizações, comunidade. 5. Desenvolver capacidades críticas, argumentativas e de julgamento autónomo.

Programa

1. Ideias, interesses e instituições (III): a economia política institucionalista 2. III: a economia política marxista 3. III: a economia política keynesiana 4. III: a economia política nacionalista 5. III neoliberais: o contributo austríaco 6. III neoliberais: o contributo ordoliberal 7. III neoliberais: o contributo da teoria da escolha pública 8. III pós-neoliberais: a questão da propriedade 9. III pós-neoliberais: o papel da imaginação institucional 10. III pós-neoliberais: moeda e bancos centrais 11. Economia política e história económica: Estados sociais, democracia e desigualdades 12. Economia política e história económica: o corporativismo em Portugal 13. Economia política e história económica: a democracia em Portugal 14. Pensar como um economista político: história e teoria do capitalismo

Método de Avaliação

a avaliação inclui duas dimensões: a) leitura da bibliografia de suporte às aulas e participação no debate (30%); b) ensaio escrito (70%). A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final. O instrumento principal de avaliação, o ensaio individual, insere-se nas metodologias de ensino definidas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 221.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Best, Jacqueline (2024), “Central banks' knowledge controversies”, New Political Economy, 29(6): 857-871. Commons, John (1931), “Institutional Economics”, American Economic Review, 21(4): 641-658. Garrido, Álvaro (2018), Queremos uma Economia Nova. Estado Novo e Corporativismo, Lisboa: Temas & Debates. Hayek, Friedrich (1945), “The Use of Knowledge in Society”, American Economic Review, 35(5): 519-530. Jessop, Bob (2012), “The State”, in B. Fine, A. Saad-Filho, M. Boffo (coords.), The Elgar Companion to Marxist Economics, Aldershot: Edward Elgar. Keynes, John Maynard (1937), “The General Theory of Employment”, The Quarterly Journal of Economics, 51: 209-223. Piketty, Thomas (2014), O Capital no Século XXI, Lisboa: Temas e Debates Reis, José (2018), A Economia Portuguesa: Formas de economia política numa periferia persistente (1960-2017), Coimbra: Almedina. Rodrigues, João (2022), O neoliberalismo não é um slogan – Uma história de ideias poderosas, Lisboa: Tinta da China.:

Secundária

  • Bresser-Pereira, Luís Carlos (2018), “Nacionalismo econômico e desenvolvimentismo”, Economia e Sociedade, 27(3): 853-874. Carstensen, Martin B. and Vivien A. Schmidt (2024), “Ideational robustness of economic ideas inaction: the case of European Union economic governance through a decade of crisis”, Policy and Society, 43(2): 173–188. Rodrik, Dani (2013), “Who Needs the Nation-State?”, Economic Geography, 89(1): 1-19. Samuels, Warren (1989), “Some Fundamentals of the Economic Role of Government”, Journal of Economic Issues, 427-433.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre