Currículo
Projeto de Investigação e Escrita Académica PIEAcad
Contextos
Groupo: Economia Política, Doutoramento Interdisciplinar > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
14.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1.Desenvolver conhecimentos e competências para a elaboração de um projeto de tese na área de Economia Política; 2.Desenvolver a capacidade de debater os fundamentos epistemológicos e conceptuais e as opções metodológicas contempladas na proposta de Tese de Doutoramento; 3.Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação; 4.Desenvolver a capacidade de apresentação oral e argumentativa do trabalho de investigação; 5.Desenvolver competências de escrita científica; 6.Desenvolver responsabilidade social e ética do estudante enquanto cientista social.
Programa
1. A natureza e o processo de investigação em ciências sociais 1.1. Formulação de questões e procura de respostas 1.2. Estado da arte e contributo original 1.3. A ética da investigação e do cientista social 2. O projeto de tese 2.1. Contextualização e formulação do problema 2.2. Enquadramento teórico e conceptualização 2.3. Estratégia metodológica 2.4. Plano de investigação e cronograma 3. A escrita académica 3.1. Estilos e tipo de publicações 3.2. O artigo científico 3.3. O processo de publicação em revistas científicas 4. Comunicações em encontros científicos
Método de Avaliação
A avaliação é composta pela participação(10%); 1ª versão do projeto de tese(20%); versão final do projeto de tese(50%); proposta de um artigo científico (20%). A avaliação da versão final do projeto de tese será realizada por um Júri composto por um membro da UC, que assumirá o papel de Presidente desse júri, pelo tutor/orientador do estudante e um arguente, podendo estes ser externos à UC. A nota será proposta pelo tutor/orientador e pelo arguente, cabendo ao Presidente do Júri a decisão final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 319.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- 6. Feak C. & Swales J. (2009) Telling a Research Story: Writing a Literature Review. Ann Arbor, Michigan, University of Michigan Press 5. Swales, John, Feak, Christine B. (2004) Academic Writing for Graduate Students: Essential Tasks and Skills, Michigan, University of Michigan Press. 4. Hancké, Bob (2009) Intelligent Research Design: A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Nova Iorque, Oxford University Press. 3. Dunleavy, Patrick (2003) Authoring a PhD: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation, Nova Iorque, Palgrave Macmillan. 2. Creswell, John W. (2014) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 4ª Edição, Los Angeles, SAGE Publications. 1. Booth, Wayne C., Colomb, Gregory G., Williams, Joseph M., Bizup, Joseph (2016) The Craft of Research, 4ª Edição, Chicago e Londres, University of Chicago Press.:
Secundária
- -: