Currículo
Epistemologia e Metodologia da Economia Política EMEPol
Contextos
Groupo: Economia Política, Doutoramento Interdisciplinar > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Considera-se que a leitura orientada, a análise crítica de textos seleccionados (disponibilizados pela equipa docente) e a discussão colectiva nas aulas de seminário são essenciais no processo de ensino-aprendizagem e por isso valorizadas como componente fundamental para o aprofundamento e densificação dos conhecimentos no domínio de estudo da unidade curricular assim como para o desenvolvimento de capacidades de reflexão, análise crítica e debate de ideias, argumentação, avaliação de posições diversas e formulação de projectos pessoais relevantes de investigação.
Programa
1. Entre a filosofia/teoria da ciência e a prática das ciências: a relevância da reflexão metodológica 2. Contributos da filosofia/teoria da ciência a. Filosofia e história da ciência b. A sociologia da ciência/conhecimento científico e o construtivismo social c. Retórica, pós-modernismo e pluralismo d. Epistemologia Feminista e Economia Política Feminista e. Economia Política e interdisciplinaridade f. Ontologia e Realismo Crítico 3. Controvérsias metodológicas na Economia Política a. Teoria vs. História b. Matematização, formalismo e modelação c. Ciência e valores 4. Economia, ciência e política a. Ciência e Poder b. Objetividade e expertise técnica 5. A objetivação da complexidade nas ciências sociais a. Desigualdades sociais, dimensões e indicadores b. Metodologias intensivas, teoria e prática c. Subjetividades, perfis e categorias temporais
Método de Avaliação
- Participação nas aulas, que consiste na discussão coletiva de textos previamente disponibilizados pela equipa docente (25%); - Prova escrita composta por duas questões, que serão selecionadas pela/o estudante de entre quatro propostas sobre os tópicos do programa; a prova é realizada presencialmente em sessão dedicada para o efeito, sendo possível a consulta de materiais autorizados pela equipa docente (75%). A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 221.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Boumans, Marcel & Davis, John (2010), Economic Methodology: Understanding Economics as a Science, London: Palgrave Macmillan. Harding, Sandra (1991), Whose Science? Whose knowledge? Thinking from Women’s Lives, Ithaca, NY: Cornell University Press. Lawson, Tony (1997), Economics as Reality, London: Routledge. McCloskey, Deirdre N. (1998), The Rhetoric of Economics, Madison: University of Wisconsin Press. Milonakis, Dimitris & Fine, Ben (2009), From political economy to economics: Method, the social and the historical in the evolution of economic theory, London: Routledge. Pombo, Olga; Gärtner, Klaus & Jesuíno, Jorge (2023), Theory and Practice in the Interdisciplinary Production and Reproduction of Scientific Knowledge: ID in the XXI Century, Cham, Switzerland: Springer. Sayer, Andrew (2000), Realism and Social Science, London: Sage.:
Secundária
- Bernstein, Jay Hillel (2015), Transdisciplinarity: A Review of Its Origins, Development, and Current Issues, Journal of Research Practice, 11 (1), https://jrp.icaap.org/index.php/jrp/article/view/510.html Bertaux, Daniel (2020), As Narrativas de Vida, Lisboa: Mundos Sociais. Carmo, Renato Miguel (2021), Social inequalities: theories, concepts and problematics, SN Social Sciences 1(116), https://doi.org/10.1007/s43545-021-00134-5 Carmo, Renato Miguel & d'Avelar, Maria Madalena (2021), “The weight of time and the unemployment experience: Daily life and future prospects”, Current Sociology 69(5), 742-760 DOI: https://doi.org/10.1177/0011392120986222 Carmo, Renato Miguel do; Caleiras, Jorge; Roque, Isabel & Assis, Rodrigo Vieira de (2023), O Mundo do Trabalho a Partir de Baixo: Retratos e Percursos, Lisboa: Mundos Sociais. Coelho, Sandra Lima & Marcelo, Gonçalo (2019), Ética, Economia e Sociedade: Questões Cruzadas, Porto: Universidade Católica Editora. Graça, João Carlos; Caiado, Jorge & Gomes Correia, Rita (2020), “On the values and attitudes of economics students in Portugal”, Revista de Sociologia e Política, v. 30, e021, Dezembro, pp. 1-19, https://doi.org/10.1590/1678-98732230e021 Grimer-Solem, Erik & Romani, Roberto (1998), “The Historical School, 1870-1900: A Cross-National Reassessment”, History of European Ideas, 24 (4-5), pp. 267-299, https://doi.org/10.1016/S0191-6599(99)00005-4 Hands, Wade Hands (2001), Reflection Without Rules: Economic Methodology and Contemporary Science Theory, Cambridge: Cambridge University Press. Haro, Fernando Ampudia de (2013), “’Se não cuidarmos de nós, ninguém cuidará’: Autoajuda financeira e racionalidade política neoliberal”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 101, Setembro, pp. 111-134, https://doi.org/10.4000/rccs.5386 Louçã, Francisco (1997), Turbulência na Economia: Uma Abordagem Evolucionista dos Ciclos e da Complexidade em Processos Históricos, Porto: Afrontamento. Reiss, Julian (2013), Philosophy of Economics: A Contemporary Introduction, London: Routledge. Roncaglia, Alessandro (2017), “The economist as an expert: a prince, a servant or a citizen?” (disponível em: https://www.ineteconomics.org/perspectives/blog/the-economist-as-an-expert-a-prince-a-servant-or-a-citizen):