Currículo

Seminário de Projeto em Estudos Internacionais 04185

Contextos

Groupo: Estudos Internacionais > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

24.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, os estudantes deverão estar aptos a: OA1. Desenvolver um projeto de investigação em Estudos Internacionais OA2. Formular questões e objetivos de investigação; OA3. Elaborar uma revisão da literatura, identificando os principais debates, as principais lacunas e a contribuição do seu projeto de investigação; OA4. Construir um quadro teórico e um quadro analítico adequado ao problema de investigação; OA5. Formular hipóteses; OA6. Definir uma estratégia metodológica de pesquisa, tendo em atenção os objetivos e as hipóteses de investigação; OA7. Conceber um cronograma; OA8. Apresentar oralmente um projeto de investigação.

Programa

1. Introdução 1.1 Desenvolver um projeto de investigação em Estudos Internacionais 1.2 Ciências Sociais, Estudos Internacionais e interdisciplinaridade 1.3 Estudos Internacionais e tradições de investigação 1.4 Teses por monografia e teses por artigos 2. Elaboração de um projeto em Estudos Internacionais 2.1 Da ideia ao problema de investigação 2.2 Perguntas e objetivos de investigação 2.3 Revisão da literatura: procura, seleção, organização e escrita 2.4 Quadro analítico, variáveis e construção de hipóteses 2.5 Estudos de caso, estudos comparados, estudos estatísticos e estudos experimentais em Estudos Internacionais 2.6 Estratégias metodológicas adequadas aos desenhos de pesquisa dos estudantes 2.7 Elaboração de cronograma 2.8 Questões éticas 3. Apresentação oral de um projeto de investigação 3.1 Apresentação oral de textos científicos

Método de Avaliação

A avaliação contempla os seguintes elementos: I - assiduidade e participação nos seminários, incluindo desempenho do papel de discussant durante a apresentação dos projetos sujeitos a avaliação - 15% da nota final II - apresentação e discussão nas aulas da primeira versão dos projectos de pesquisa (no início do segundo semestre) - 20% da nota final III - elaboração de um projecto de investigação para tese de doutoramento, respeitando o modelo fornecido nas aulas e pela Unidade de Investigação - 65% da nota final O projeto de investigação deverá ser um documento original, de autoria dos estudantes, em conformidade com o código de conduta académica do Iscte (https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 564.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Brown, Chris (2019). Understanding international relations (5th ed). London: Palgrave Macmillan. Davies, Martin B. and Nathan E. Hughes (2014). Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods. Red Globe Press. A.J.R. Groom, Barrinha, Andre and William C. Olson (2019). International Relations Then and Now: Origins and Trends in Interpretation (2nd ed). London: Routledge. George, Alexander L. and Andrew Bennett (2004). Case Studies and Theory Development in the Social Sciences. Cambridge, MA: MIT UP. Sorensen, Georg, Moller, Jorgen, and Robert Jackson (2022). Introduction to international relations: theories and approaches (8th ed). Oxford: Oxford UP. Van Evera, Stephen (1997). Guide to Methods for Students of Political Science. Ithaca: Cornell UP. Della Porta, Donatella and Michael Keating (eds.) (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge: Cambridge UP.:

Secundária

  • Boix, Carles and Stokes, Susan (eds.) (2007). The Oxford Handbook of Comparative Politics. Oxford: Oxford University Press. Booth, Wayne C., Gregory G. Colomb, Joseph M. Williams, Joseph Bizup and William T. Fitzgerald (2016). The Craft of Research. Chicago: The University of Chicago Press. Krause, Peter and Ora Szekely (eds.) (2020). Stories from the Field: A Guide to Navigating Fieldwork in Political Science. New York: Columbia University Press. Cyr, Jennifer and Sara Wallace Goodman (eds.) (2024). Doing Good Qualitative Research. Oxford: Oxford University Press. Brundage, Anthony (2017). Going to the Sources: A Guide to Historical Research and Writing. London: Wiley-Blackwell. Eco, Umberto (2015). Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença. Jegede, Francis (2021). Doing a PhD in Social Sciences: A Student's Guide to Post-graduate Work and Writing. London and New York: Routledge. Mahoney, James, Thelen, Kathleen (Eds.) (2015), Advances in Comparative-Historical Analysis. Cambridge: Cambridge U.P. Mello, Patrick A. (2021). Qualitative Comparative Analysis: An Introduction to Research Design and Application. Georgetown: Georgetown University Press. Mosley, Layna (ed.) (2013). Interview Research in Political Science, Itacha and London: Cornell University Press.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre