Currículo
Seminário/ Projecto em Gestão Empresarial Aplicada II 00361
Contextos
Groupo: Gestão Empresarial Aplicada > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Desenvolver o projeto de pesquisa: desenhar o modelo teórico e definir a metodologia adequada. OA2. Desenvolver as capacidades de pesquisa, de síntese e comunicação oral e escrita.
Programa
A UC não tem um programa específico. O projeto de investigação é elaborado em estreita colaboração com o orientador. O aluno é aconselhado pelo orientador sobre a bibliografia a ler sobre temas de gestão e sobre metodologias de investigação para preparar o relatório de progresso da investigação (máximo 10 páginas, a que adiciona a revisão de literatura e a lista bibliográfica com pelo menos 30 páginas) que deve incluir os seguintes pontos: Parte 1: Título proposto para a tese. Parte 2: Problema de investigação e antecedentes. Parte 3: Objetivos da investigação (objetivo principal e objetivos secundários) e motivação. Parte 4: Estrutura da tese. Parte 5: Perguntas de investigação. Parte 6: Enquadramento concetual, modelo teórico e hipóteses. Parte 7: Metodologia: estratégia de investigação, população em estudo, métodos de recolha e análise de dados. Parte 8: Calendário da tese Apêndice: Revisão da literatura e bibliografia. O aluno apresenta o projeto à turma e a um júri de 3 membros.
Método de Avaliação
Apresentação e discussão do relatório de progresso da investigação perante um painel constituído pelo diretor do programa, o orientador e um elemento externo perito na área científica do projeto. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Não tem bibliografia pré-definida para o tema de investigação. Depende do tema e do tópico escolhido pelo aluno. Para a parte metodológica aconselha-se a leitura da seguinte bibliografia: Saunders, M.N.K., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students. Pearson. Emmel, N. (2013). Sampling and Choosing Cases in Qualitative Research: A Realist Approach. Sage Pub. Hammersley, M. (2014). The Limits of Social Science: Causal Explanation and Value Relevance. Sage Pub. Holton, J. A. & Walsh, I. (2017). Classic Grounded Theory. Applications with Qualitative and Quantitative Data. Sage Pub. Jesson, J., Matheson, L. & Lacey, F. M. (2011). Doing your literature review: traditional and systematic techniques. Sage Pub. Thomas, G. & Myers, K. (2015). The Anatomy of the Case Study. Sage Pub. White, P. (2008). Developing Research Questions: A Guide for Social Scientists. Palgrave Macmillan.:
Secundária
- Hair, J. F., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Black, W. C. (2018). Multivariate Data Analysis (8th ed.). Cengage Learning. ISBN 9781473756540.Newbold , P., Carlson, W.L. & B.M. Thorne (2022, 9 Ed.). Statistics for Business and Economics, Global Edition. Harlow: Pearson Education Limited. ISBN: 978-0-27376706-0 Newbold , P., Carlson, W.L. & B.M. Thorne (2022, 9 Ed.). Statistics for Business and Economics, Global Edition. Harlow: Pearson Education Limited. ISBN: 978-0-27376706-0 Moital, M. (2015). Writing Dissertations & Theses: What you should know but no one tells you. Yaco Pub.: