Currículo
Tópicos Avançados de Gestão I 00316
Contextos
Groupo: Gestão Empresarial Aplicada > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Gestão Empresarial Aplicada > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Familiarização com a mais recente produção científica na área da gestão; 2. Compreensão dos conceitos mais atuais da teoria da gestão; 3. Capacidade para analisar criticamente os tópicos de investigação 4. Investigar e escrever de uma forma crítica e contributiva sobre tópicos de gestão
Programa
Pela sua natureza esta Unidade Curricular tem um programa flexível em torno de cinco áreas da gestão. O docente discute com os doutorandos artigos de referência sobre as diferentes teorias relacionadas com o conhecimento de fronteira em cada uma das áreas. Estes artigos são distribuídos previamente aos doutorandos. Genericamente, os conteúdos programáticos cobrirão as seguintes áreas no âmbito da gestão: CP1: Temas avançados em Marketing CP2: Temas avançados em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento organizacional CP3: Temas avançados em Contabilidade CP4: Temas avançados em Gestão Geral CP5: Temas avançados em Logística e Transportes
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) participação nas aulas (20%) e 2) ensaio crítico escrito individual (80%). Nota de aprovação não pode ser inferior a 10 em ambos os intrumentos. A avaliação final é realizada por meio do ensaio crítico escrito individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Para consolidar a análise crítica dos artigos para discussão / These references may help with the critical analysis of the papers under discussion. Bartunek, J. M. (2020). Theory (what is it good for?). Academy of Management Learning & Education, 19(2), 223-226. Kunisch, S., Denyer, D., Bartunek, J. M., Menz, M., & Cardinal, L. B. (2023). Review research as scientific inquiry. Organizational Research Methods, 26(1), 3-45. Wren, D. A., & Bedeian, A. G. (2020). The evolution of management thought. John Wiley & Sons.:
Secundária
- Serão facultados artigos relativos a cada tópico avançado para leitura complementar e realização do ensaio crítico. / Articles on each advanced topic will be provided for further reading and the completion of the critical essay.: