Currículo

Métodos de Pesquisa Quantitativa em Gestão Empresarial Aplicada II 00355

Contextos

Groupo: Gestão Empresarial Aplicada > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Gestão Empresarial Aplicada > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete esta UC será capaz de: . Definir e identificar o uso dos diferentes métodos estatísticos de acordo com as respectivas questões de investigação (OA1) . Compreender a coerência necessária entre os processos de recolha/amostragem e as técnicas de inferência utilizadas (OA2) . Ser capaz de descrever e interpretar os resultados obtidos (OA3) . Avaliar criticamente os procedimentos estatísticos utilizados, compreendendo igualmente as suas limitações (OA4) . Capacidade de motivar e mobilizar os estudantes para a realização de trabalho de investigação avançado com uma forte componente quantitativa (OA5)

Programa

1: Análise de regressão · Correlação e regressão · Análise de regressão linear simples · Análise de regressão linear múltipla 2: Modelos de escolha discreta · Especificidade dos modelos de escolha discreta face à análise de regressão · Especificação do modelo · Estimação e interpretação dos resultados 3: Análise experimental em investigação de Gestão (Análise conjunta) · Concepção experimental e especificação do modelo · Recolha de dados · Estimação e validação do modelo · Aplicações dos resultados em ciências de gestão

Método de Avaliação

A avaliação consiste num trabalho individual a entregar por cada aluno no final da UC (100%). O trabalho consiste na análise crítica de um artigo empírico centrado nas questões quantitativas e empíricas, nomeadamente a adequação das técnicas estatísticas ao problema. A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores. A avaliação poderá ser feita através de exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2019). Multivariate Data Analysis (8th ed.). Cengage Learning.:

Secundária

  • Lattin, J., D. Carroll e P. Green (2003), Analyzing Multivariate Data, Pacific Grove, CA: Thomson Learning. Franses, P.H. e R. Paap (2001), Quantitative Models in Marketing Research, Cambridge: Cambridge University Press.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2008/2009 - 1º Semestre

2009/2010 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre