Currículo
Métodos de Pesquisa Quantitativa em Gestão Empresarial Aplicada II 00355
Contextos
Groupo: Gestão Empresarial Aplicada > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Gestão Empresarial Aplicada > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete esta UC será capaz de: . Definir e identificar o uso dos diferentes métodos estatísticos de acordo com as respectivas questões de investigação (OA1) . Compreender a coerência necessária entre os processos de recolha/amostragem e as técnicas de inferência utilizadas (OA2) . Ser capaz de descrever e interpretar os resultados obtidos (OA3) . Avaliar criticamente os procedimentos estatísticos utilizados, compreendendo igualmente as suas limitações (OA4) . Capacidade de motivar e mobilizar os estudantes para a realização de trabalho de investigação avançado com uma forte componente quantitativa (OA5)
Programa
1: Análise de regressão · Correlação e regressão · Análise de regressão linear simples · Análise de regressão linear múltipla 2: Modelos de escolha discreta · Especificidade dos modelos de escolha discreta face à análise de regressão · Especificação do modelo · Estimação e interpretação dos resultados 3: Análise experimental em investigação de Gestão (Análise conjunta) · Concepção experimental e especificação do modelo · Recolha de dados · Estimação e validação do modelo · Aplicações dos resultados em ciências de gestão
Método de Avaliação
A avaliação consiste num trabalho individual a entregar por cada aluno no final da UC (100%). O trabalho consiste na análise crítica de um artigo empírico centrado nas questões quantitativas e empíricas, nomeadamente a adequação das técnicas estatísticas ao problema. A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores. A avaliação poderá ser feita através de exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2019). Multivariate Data Analysis (8th ed.). Cengage Learning.:
Secundária
- Lattin, J., D. Carroll e P. Green (2003), Analyzing Multivariate Data, Pacific Grove, CA: Thomson Learning. Franses, P.H. e R. Paap (2001), Quantitative Models in Marketing Research, Cambridge: Cambridge University Press.: