Currículo

Métodos de Pesquisa Qualitativos em Gestão Empresarial Aplicada 00359

Contextos

Groupo: Gestão Empresarial Aplicada > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Gestão Empresarial Aplicada > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os Doutorandos devem ser capazes de: 1. Compreender o papel da metodologia na investigação científica, no contexto da caracterização do fenómeno organizacional (OA1); 2. Analisar e explicar a adequabilidade dos métodos qualitativos, debatendo o seu relacionamento com fenómenos complexos (OA2); 3. Compreender e comparar dois tipos de metodologias de investigação tipicamente qualitativas, nomeadamente, o Estudo de Caso, e a «Action Research» (OA3).

Programa

CP1. Introdução 1.1. O que é a investigação qualitativa e quando a conduzir 1.2. Planeamento e desenho da investigação qualitativa 1.3. Definição do puzzle intelectual e formulação das questões de investigação 1.4. Recolha da evidência e condução de entrevistas 1.5. Análise da evidência: A metodologia de Gioia e o processo de codificação CP2. Estudo de Caso CP3. Action Research

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: Trabalho individual (100%). A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Yin, R. (2018), Case study research and Applications: Research Design and Methods, Sage, 6th edition. Silverman, D. (2017) Doing Qualitative Research, 5th edition, London: Sage; Patton, M. Q. (2015) Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Miles, M. B., Huberman, A. M. & Saldaña, J. (2019) Qualitative Data Analysis, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Mason, J. (2017) Qualitative Researching, 3rd edition, London: Sage; Marshall, C. and Rossman, G. B. (2016) Designing Qualitative Research, 6th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Denzin, N. and Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA.:

Secundária

  • Rowell, L., Bruce, C., Shosh, J.M., Riel, M. (Eds.) (2017), The Palgrave International Handbook of Action Research, Palgrave Macmillan, New York. Creswell, J. W., J. D. Creswell (2018), Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 5th Edition, Thousand Oaks, CA, Sage Publications. Gioia, D.A., Corley, K.G. & Hamilton, A. L. (2012). Seeking qualitative rigor in inductive research: Notes on Gioia methodology. Organizational Research Methods, 16(1), 15-31. Coghlan, D. (2006). Insider action research doctorates: Generating actionable knowledge. Higher Education. Springer. Eisenhardt, K., Graebner, M. G. & Sonenshein, S. (2016). Grand Challenges and Inductive Methods Rigor Without Rigor Mortins. Academy of Management Journal, 59(4), 1113-1123. Eisenhardt, K. M. (1989). Building Theories from Case study research, Academic Managament Review, 14(4), 532-550.:

Disciplinas de Execução