Currículo
Projecto de Investigação em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional 00388
Contextos
Groupo: Gestão > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especializações > Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
ECTS
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta Unidade Curricular é promover o desenvolvimento de competências para conceber e projetar uma investigação na área da Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, com qualidade científica (quer teórica, quer metodológica). O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: -Analisar criticamente e sintetizar a investigação produzida no âmbito de um problema específico da Recursos Humanos e do Comportamento Organizacional, sendo capaz de elaborar ideias novas e complexas nesse domínio, -Comunicar sobre problemas relevante na área da Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, tornando claros os fundamentos, procedimentos e conclusões das análises efetuadas . -Elaborar de um projeto de tese de doutoramento em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional que contribua para o avanço do conhecimento científico.
Programa
- O processo de investigação - Escolha e desenvolvimento de um problema de investigação - Definição de objetivos e hipóteses de investigação - Conceção dos estudos: Adequação da metodologia ao problema em estudo - Escrita e comunicação de um projeto de tese
Método de Avaliação
A avaliação é realizada por 1 painel cujo principal objetivo é avaliar o progresso dos trabalhos dos alunos através de parecer escrito sobre relatório e apresentação oral dos trabalhos.A constituição do painel é feita pelo coordenador da UC que deverá indicar pelo menos 2 membros doutorados,escolhidos com base no tópico de investigação.O painel classifica o trabalho tendo que justificar por escrito a nota atribuída.A aprovação no projeto de tese é condição indispensável para o ingresso no 2ano
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 275.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Roberts, C. M. & Hyatt, L. (2019) (3rd Ed.). The dissertation journey: a practical and comprehensive guide to planning, writing, and defending your dissertation. Thousand Oaks, Calif. : Corwin Press Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. (2016) Practical research: Planning and design (11th Edition). New Jersey: Prentice-Hall Hart, C. (2018) Doing a literature review: Releasing the social science research imagination (2nd edition). London: Sage. American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association. Washington: APA. :
Secundária
- Siddaway, A.P., Wood, A.M., Hedges, L.V. ( 2019).How to do a systematic review: a best practice guide for conducting and reporting narrative reviews, meta-analyses, and meta-syntheses. Annual Review of Psychology, 70,747-70 Rogelberg, S., Adelman, M., & Askay, D. (2009). Crafting a successful manuscript: Lessons from 131 reviews. Journal of Business Psychology, 24, 117-121. Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. M., & Podsakoff, N. P. (2012). Sources of method bias in social science research and recommendations on how to control it. Annual Review of Psychology, 63, 539-569. O'Boyle Jr, E. H., Banks, G. C., & Gonzalez-Mulé, E. (2017). The chrysalis effect: How ugly initial results metamorphosize into beautiful articles. Journal of Management, 43(2), 376-399. Gardner, R. G., Harris, T. B., Li, Ning, Kirkman, B.L. and Mathieu J.E. (2017). Understanding 'it depends' in organizational research: a theory-based taxonomy, review, and future research agenda concerning interactive and quadratic relationships. Organizational Research Methods, 20(4), 610-638. Busse, C., Kach, A.P., Wagner, S.M. (2017). Boundary conditions: what they are, how to explore them, why we need them, and when to consider them. Organizational Research Methods, 20(4), 574-609. Bem, D. J. (2001). Writing the empirical journal article. In Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The Complete Academic: A Career Guide. Washington, DC: American Psychological Association. Aguinis, H., Edwards, J.R., Bradley, K.J. (2017). Improving our understanding of moderation and mediation in strategic management research. Organizational Research Methods, 20(4) 665-685 :