Currículo
Teste de Modelos 00391
Contextos
Groupo: Gestão > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
·
Programa
1. Introdução: Os modelos de equações estruturais. Principais referências bibliográficas e software estatístico disponível. Exemplos vários de teste de modelos em modelos de equações estruturais. 2. Principais Conceitos e Notação. 3. Da Análise Factorial Clássica à Análise Factorial Confirmatória. Equações, Pressupostos do Modelo, Identificação, Estimação e Interpretação do Modelo de Medida / Análise Factorial Confirmatória. 4. Do Modelo de Regressão Linear à Path Analysis e ao Modelo Estrutural com Variáveis Latentes. Equações, Pressupostos do Modelo, Identificação, Estimação, Bondade do Ajustamento e Interpretação do Modelo Estrutural. 5. Metodologia de modelação e de teste de modelos em Modelos de Equações Estruturais.
Método de Avaliação
A avaliação será feita através de um relatório individual (com um máximo de 12 páginas) de análise crítica de um artigo científico, publicado na literatura, e escolhido pelo aluno com a anuência da docente. Caso o docente considere necessário, o referido relatório será sujeito a discussão oral.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 137.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- ? Serão ainda distribuídas folhas de apoio à unidade curricular, elaboradas pela docente. ? Schumacker, R.E. e Lomax, R.G. (2004), A Beginner?s Guide to Structural Equation Modeling, 2ª ed., LEA Publishers. ? Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J. e Anderson, R.E. (2010). Multivariate Data Analysis. 7ª edição. Macmillam Publishing Company. New York. ? Bollen, K.A. (1989), Structural Equations with Latent Variables, John Wiley & Sons. :
Secundária
- ? Yang, S., Park, J.K. and Park; J. (2007). Consumer?s channel choice for university-licensed products: exploring factors of consumer accepatance with social identification. Journal of Retailing and Consumer Services, 14, 165 ? 174. ? Wong, J-Y. and Lin, J-H. (2007). The role of job control and job support in adjusting service employee?s work-to-leisure conflict. Tourism Management, 28, 726 ? 735; ? Wooten, T.C. (1998). Factors influencing student learning in introductory accounting classes: a comparison of traditional and non-traditional students. Issues in Accounting Education, 13 (2); ? Wang, S.-W. (1991). The relation between firm size and effective tax rates: a test of firm?s political success. The Accounting Review, 66 (1). ? Wagle, U. (2005). Multidimensional poverty measurement with economic well-being, capability and social inclusion: a case from Kathmandu, Nepal. Journal of Human Development, 6 (3); ? Usluel, Y.K., Askar, P. e Bas, T. (2008). A structural equation model for ICT usage in higher education. Educational Technology and Society, 11 (2); ? Reisinger, Y. and Turner, L. (1999). Structural equation modelling with LISREL: application in Tourism. Tourism Management, 20, 71 ? 88; ? Palmer, T.B. and Wiseman, R.M. (1999). Decoupling risk taking from income stream uncertainty: a holistic model of risk. Strategic Management Journal, 20, 1037 ? 1062; ? Mote, R.W., McAuley, E., Birnbaum, A.S. and Lytle, L.A. (2006). Naturally occurring changes in the time spent watching television are inversely related to frequency of phsysical activity during early adolescence. Journal of Adolescence, 29, 19 ? 32; ? Maiti, J., Chatterjee, S. and Bangdiwala, S.I. (2004). Determinants of work injuries in mines ? an application of structural equation modelling. Injury Control and Safety Promotion, 11 (1), 29 ? 37; ? Mai, L.-W. e Ness, M.R. (2006). A structural equation model of customer satisfaction and future purchase of mail-order specialty food. Int. Journal of Business Science and Applied Management, 1 (1); ? Luo, X. and Bhattacharya, C.B. (2006). Corporate social responsability, consumer satisfaction and market value. Journal of Marketing, 70, 1 ? 18; ? Lim, B.C. and Ployhart, R.E. (2006). Assessing the convergent and discriminant validity of Goldberg?s International Personality Item Pool ? a multitrait multimethod examination. Organizational Research Methods, 9 (1), 29 ? 54; ? Larsman, P., Sandsjo, L., et al. (2004). Perceived work demands, felt stress and musculoskeletal neck / shoulder symptoms among elderly female computer users. The NEW study. European Journal of Applied Physiology, 96, 127 ? 135; ? Koufteros, X.A., Vonderembse, M.A. and Doll, W.J. (2002). Examining the competitive capabilities of manufacturing firms. Structural Equation Modelling, 9 (2), 256 ? 282; ? Huba, G.J. et al. (2003). Modeling HIV risk in highly vulnerable youth. Structural Equation Modelling, 10 (4), 583 ? 608; ? Clark, R.A. and Goldsmith, R.E. (2006). Global innovativeness and consumer susceptibility to interpersonal influence. Journal of Marketing Theory and Practice, 14 84), 275 ? 285; ? Choi, J. and Chen, C.C. (2007). The relationships of distributive justice and compensation system fairness to employee attitudes in international joint ventures. Journal of Organizational Behaviour, in press; ? Bollen, K. and Medrano, J.D. (1998). Who are the Spaniards? Nationalism and Identification in Spain. Social Forces, 77 (2), 587 ? 622; Os seguintes artigos científicos são de particular interesse e poderão ser usados pelos alunos para o processo de avaliação: :