Currículo
Investigação Qualitativa 00379
Contextos
Groupo: Gestão > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Após a conclusão desta unidade curricular é esperado que os alunos sejam capazes de: 1- Discutir o que é a investigação qualitativa, diferenciando-a da investigação quantitativa; 2- Identificar quando deve a investigação ser qualitativa; 3- Desenhar um projecto de investigação qualitativa, identificando o problema e a abordagem que lhe estão subjacentes; 4- Escolher as estratégias de recolha de evidência mais apropriadas ao projecto de investigação conduzido; 5- Analisar a evidência qualitativa.
Programa
1. Caracterização da investigação qualitativa 2. Perspetivas ontológicas, epistemológicas e questões de investigação: definição do puzzle intelectual 3. Design da investigação qualitativa 4. Estratégias de recolha de evidência a. Fontes de evidência, métodos e abordagens b. Entrevistas c. Observação e participação d. Documentos 5. Condução de estudos de caso 6. Análise da evidência qualitativa a. Organização e indexing da evidência b. As três componentes da análise de evidência de Miles & Huberman c. Desenvolvendo argumentos convincentes tendo por base evidência qualitativa 7. Qualidade na investigação qualitativa
Método de Avaliação
O sistema de avaliação desta UC baseia-se na preparação de um ensaio, o qual deve ser elaborado individualmente por cada estudante e na realização de uma prova individual no final das aulas. O tópico do ensaio resulta de indicação do docente no início da UC e deve relacionar-se com um tópico específico coberto pelo programa da UC. Para preparar o ensaio, os estudantes são encorajados a complementar a bibliografia de base adoptada na UC com artigos diversos de journals científicos na área. A nota a atribuir ao aluno resulta da média ponderada do ensaio individual e da prova final, sendo os pesos atrbuidos a cada um dos elementos de avaliação de 30% e 70%, respetivamente. Adicionalmente, é necessária a frequência a pelo menos 2/3 das aulas. Caso não se verifique esta condição, o estudante reprova à UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 131.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cassell, C., Cunliffe, A. L., & Grandy, G. (2018). The SAGE handbook of qualitative business and management research methods. London: Sage (vol.1 and 2) Marshall, C., Rossman, G. B. & Blanco, G. L. (2021). Designing Qualitative Research, 7th edition, Thousand Oaks, CA: Sage. Mason, J. (2017). Qualitative Researching, 3rd edition, London: Sage. Miles, M. B., Huberman, A. M. & Saldaña, J. (2019). Qualitative Data Analysis, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage. Rouse, E., Reinecke, J., Ravasi, D., Langley, A., Grimes, M., & Gruber, M. (2025). Making a theoretical contribution with qualitative research. Academy of Management Journal, 68(2), 257-266. Silverman, D. (2021). Doing Qualitative Research, 6th edition, London: Sage. Yin, R. (2018). Case study research and Applications: Research Design and Methods, Sage, 6th edition.:
Secundária
- Aguinis, H., & Solarino, A. M. (2019). Transparency and replicability in qualitative research: The case of interviews with elite informants. Strategic management journal, 40(8), 1291-1315. Akkerman, S., Admiraal, W., Brekelmans, M., & Oost, H. (2008). Auditing quality of research in social sciences. Quality & Quantity, 42, 257-274. Bansal, P., Smith, W.K. & Vaara, E. (2018). New ways of seeing through qualitative research. Academy of Management Journal, 61(4), 1189-1195. Bluhm, D. J., Harman, W., Lee, T. W. & Mitchell, T. R. (2011). Qualitative Research in Management: A Decade of Progress. Journal of Management Studies, 48, 1866–1891. Denzin, N., & Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA. Eisenhardt, K., Graebner, M. G. & Sonenshein, S. (2016). Grand Challenges and Inductive Methods Rigor Without Rigor Mortins. Academy of Management Journal, 59(4), 1113-1123. Gephart, R. (2004). From the editors: qualitative research and the Academy of Management Journal. Academy of Management Journal, 47(4) 454-461. Grodal, S., Anteby, M., & Holm, A. L. (2021). Achieving rigor in qualitative analysis: The role of active categorization in theory building. Academy of Management Review, 46(3), 591-612. Gaudet, S. & Robert, D. (2018). A Journey Through Qualitative Research: From Design to Reporting, Sage. Hoque, Z., Parker, L., Kovaleski, M.A. & Hatnes, K. (2017). The Routledge Companion to Qualitative Accounting Research Methods, NY: Routledge. Howard-Grenville, J., Nelson, A., Vough, H., & Zilber, T. B. (2021). From the editors—Achieving fit and avoiding misfit in qualitative research. Academy of Management Journal, 64(5), 1313-1323. Patton, M. Q. (2015) Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage. Pratt, M. G. (2008). Fitting oval pegs into round holes: tensions in evaluating and publishing qualitative research in top North American journals. Organizational Research Methods, 11, 481–509. Solarino, A. M., & Aguinis, H. (2021). Challenges and best-practice recommendations for designing and conducting interviews with elite informants. Journal of Management Studies, 58(3), 649-672.: