Currículo
Seminário de Desenvolvimento Científico em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional 01886
Contextos
Groupo: Gestão > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especializações > Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
ECTS
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: ? Analisar criticamente os trabalhos de investigação na área da Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, sobre a sua concepção em termos latos, assim como sobre a perspectiva metodológica seguida em termos mais específicos; -Operacionalizar tópicos de investigação, de análise de questões de pesquisa, e de concepção de propostas de análise empírica, -Identificar problemas científicos em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional sob a óptica da sua concretização empírica, -Redigir análises críticas sobre tópicos relativos à pesquisa em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional.
Programa
Os conteúdos programáticos da UC estão directamente relacionados com as linhas de investigação do Grupo de Investigação em Comportamento Organizacional e Recursos Humanos do BRU-IUL. Tema 1: Ajustamento indivíduo ? organização e troca social (identificação organizacional, compromisso organizacional, suporte organizacional, confiança, socialização, accountability, bem-estar, satisfação no trabalho e desempenho) Tema 2: Processos e resultados do trabalho em equipa em contexto organizacional: redes, desempenho das equipas, diversidade, processos cognitivos- afectivos e motivacionais nas equipas, conflitos, negociação e tomada de decisão) Tema 3: Desenvolvimento organizacional e Gestão de recursos humanos (mudança organizacional, cultura, eficácia, recompensas, carreiras, formação, liderança, saúde e segurança, responsabilidade social e empreendedorismo)
Método de Avaliação
A avaliação consiste em um trabalho individual a entregar por cada aluno no final da Unidade Curricular (100%). O trabalho consiste na análise crítica de uma das investigações apresentadas e a conexâo com o proprio tópico de investigação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 287.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Salas, E., Goodwin, G. F. & Burke, C. S. (Eds.) (2009). Team effectiveness in complex organizations: Cross-disciplinary perspectives and approaches (SIOP Frontiers Series). Mahwah, NJ: LEA. Ostroff, C., & Judge, T. (2007). Perspectives on organizational fit. New York: Lawrence Earlbaum Kozlowski, S. W., & Salas, E. (2009). Learning, training, and development in organizations (SIOP Organizational Frontiers Series). New York: Routledge Academic. Klein, K. J & Kozlowski, S. W. J. (Eds.) (2000). Multilevel theory, research, and methods in organizations. San Francisco: Jossey-Bass Dansereau, F., & Yammarino, F. (2003). Multi-level issues in organizational behavior and strategy. Bingley, WA: JAI Press. :
Secundária
- Suddaby, R. (2010). Editor?s comments: Construct clarity in theories of management and organization. Academy of Management Review, 35, 346-357. Roe, R. (2008). Time in Applied Psychology. The study of ?what happens? rather than ?what is?. European Psychologist, 13(1), 37 - 52. Rindova, V. (2008). Editor?s comments: Publishing theory when you are new to the game. Academy of Management Review, 33, 300-303. Oswick, C., Fleming, P, & Hanlon, G. (2011). From borrowing to blending: Rethinking the processes of organizational theory building. Academy of Management Review, 36, 318-337. Ilgen, D. R., Hollenbeck, J. R., Johnson, M., & Jundt, D. (2005). Teams in organizations: From I-P-O models to IMOI models. Annual Review of Psychology, 56, 517 ? 543. Ashkanasy, N.M., Hartel, C.E.J., & Zerbe W.J. (Eds.) (2000), Emotions in the workplace: Research, theory, and practice. Westport, CT: Quorum Books :