Currículo

Concepção da Pesquisa II 01881

Contextos

Groupo: Gestão > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: - Definir e diferenciar diferentes planos de investigação - Identificar as diferentes fases da pesquisa: planos de investigação, operacionalização das variáveis, definição de amostras e validade dos estudos. - Descrever e ler os resultados da investigação - Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de investigação; - Avaliar criticamente a qualidade da investigação - Reconhecer e aplicar princípios éticos de investigação

Programa

1- Planeamento da investigação 2- Diferentes tipos de desenhos de investigação: - Estudos de caso, estudos correlacionais, estudos experimentais. - Estudos cross-sectional versus estudos longitudinais - Estudos com métodos mistos 3- Medição das variáveis e tipos de validade. 4-Tipos de inquéritos (questionários e entrevistas) e cuidados a ter 5- A ética na investigação.

Método de Avaliação

A avaliação consiste num teste/exame individual no final da Unidade Curricular (100%) que visa avaliar os conhecimentos adquiridos e a análise crítica sobre os assuntos. Os estudantes que tenham no exame uma nota inferior a 10 podem fazer uma segunda avaliação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 131.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Saunders, M., Lewis, P. & Thornhill, A (2019). Research methods for business students (8th ed.). Essex: Pearson Education Limited Mitchell, M. L., & Jolley, J. M. (2013). Research design explained (8th ed.). Toronto, Canada: Wadsworth Meltzoff, J. & Cooper, H.M. (2017). Critical thinking about research (2nd edition). Washington, D C: American Psychological Association. Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. (2016) Practical research: Planning and design (11th Edition). New Jersey: Prentice-Hall. DeVellis, R.F. (2017). Scale development: Theory and applications (4th edition). London: Sage. Bryman, A., & Bell, E. (2015). Business research methods. Oxford University Press, USA.:

Secundária

  • Turner, S. F., Cardinal, L. B., & Burton, R. M. (2017). Research design for mixed methods: A triangulation-based framework and roadmap. Organizational Research Methods, 20(2), 243-267. Rogelberg, S., Adelman, M., & Askay, D. (2009). Crafting a successful manuscript: Lessons from 131 reviews. Journal of Business Psychology, 24, 117-121. Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. M., & Podsakoff, N. P. (2012). Sources of method bias in social science research and recommendations on how to control it. Annual Review of Psychology, 63, 539-569. O'Boyle Jr, E. H., Banks, G. C., & Gonzalez-Mulé, E. (2017). The chrysalis effect: How ugly initial results metamorphosize into beautiful articles. Journal of Management, 43(2), 376-399. Kirkman, B. L., & Chen, G. (2011). Maximizing your data or data slicing? Recommendations for managing multiple submissions from the same dataset. Management and Organization Review, 7(3), 433-446. Huang, J. L., Bowling, N. A., Liu, M., & Li, Y. (2014). Detecting insufficient effort responding with an infrequency scale: Evaluating validity and participant reactions. Journal of Business and Psychology, 30 (2),299-311 Hsu, D. K., Simmons, S. A., & Wieland, A. M. (2017). Designing entrepreneurship experiments. Organizational Research Methods, 20(3), 379-412. Hollenbeck, J. R., & Wright, P. M. (2017). Harking, sharking, and tharking: Making the case for post hoc analysis of scientific data. Journal of Management,43(1), 5-18. Crenshaw, P, Hale, E., & Harper, S. (2011). Producing intellectual labor in the classroom: The utilization of a critical thinking model to help students take command of their thinking. Journal of College Teaching & Learning, 8, 13-26. Cheung, JH, Burns, D.K., Sinclair, R.R., & Sliter, M. (2017). Amazon Mechanical Turk in organizational psychology: an evaluation and practical recommendations. Journal of Business and Psychology, 32 (4), 347-361. Carpenter, S. (2018). Ten steps in scale development and reporting: A guide for researchers. Communication Methods and Measures, 12(1), 25-44. Bosco, F. A., Aguinis, H., Field, J. G., Pierce, C. A., & Dalton, D. R. (2016). HARKing's threat to organizational research: Evidence from primary and meta-analytic sources. Personnel Psychology, 69(3), 709-750. Bem, D. J. (2001). Writing the empirical journal article. In Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The Complete Academic: A Career Guide. Washington, DC: American Psychological Association.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre