Currículo

Seminário de Desenvolvimento Científico em Gestão 03978

Contextos

Groupo: Gestão - 2020 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

12.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1 Identificar problemas de investigação relevantes nas diferentes especialidades da gestão OA2 Compreender o papel das teorias fundamentais no desenvolvimento de um projecto de investigação. OA3 Analisar literatura científica na área de modo a elaborar uma revisão critica do estado da arte na especialidade OA4 Desenvolver tópicos de investigação, propor questões de pesquisa, e preparar um projecto investigação.

Programa

1. O processo de investigação. Desenvolvimento de tópicos de investigação. 2. Importância e definição do problema de investigação 3. Importância da teoria como suporte do problema de investigação 4. Revisão de literatura. Instrumentos de análise da literatura 5. Desenvolvimento de questões de investigação. Ética na investigação.

Método de Avaliação

A avaliação da disciplina ao longo do semestre é baseada numa escala de 0 a 20 e é obtida pela média ponderada dos seguintes elementos obrigatórios: apresentação de um trabalho individual escrito (90%) contextualizado na especialidade e área de investigação, e um exercício em grupo e apresentado oralmente em aula (10%). É necessária a obtenção da nota mínima de 10 valores para a aprovação na unidade curricular. Dada a natureza e objetivo desta unidade curricular esta não prevê a realização de um exame final para os estudantes que não obtem aprovação no sistema acima descrito.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 269.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Leedy, P. D. & Ormrod (2019). Practical research: Planning and design. Macmillan publishing company. Sandberg, J. & Alvesson, M. (2011) Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization?, Organization, 18(1), 23-34 Evans, D., Gruba, P., & Zobel, J. (2011). How to write a better thesis. Melbourne Univ. Publishing. Editors of Academy of Management Journal (2011). From the Editors Publishing in AMJ. 54 (3), 432-453:

Secundária

  • Blokdyk, G. (2019). Marketing Research: A Complete self- assessment Guide. New Jersey: 5STARCooks. Choi T.M., Cheng T.C.E., & Zhao X. (2016). MultiMethodological Research in Operations Management. Production and Operations Management, 25(3), 279-389. Daniels, S. R., Wang, G., Lawong, D., & Ferris, G. R. (2017). Collective assessment of the human resources management field: Meta-analytic needs and theory development prospects for the future. Human Resource Management Review, 27(1), 8-25. George, G., Osinga, E.C., Lavie, D., & Scott, B.A. (2016). Big data and data science methods for management research. Academy of Management Journal, 59 (5), 1493-1507. Post, C., Sarala, R., Gatrell, C., & Prescott, J. E. (2020). Advancing theory with review articles. Journal of Management Studies, 57(2), 351-376. Scott, W.R., & O´Brein, P. (2019). Financial Accounting Theory (8th Edition), Toronto: Prentice Hall Vicario, G., & Coleman, S. (2020). A review of data science in business and industry and a future view. Applied Stochastic Models in Business and Industry, 36 (1): 6-18.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre