Currículo
Investigação Qualitativa 00379
Contextos
Groupo: Gestão - 2020 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Após a conclusão desta unidade curricular é esperado que os alunos sejam capazes de: 1- Discutir o que é a investigação qualitativa, diferenciando-a da investigação quantitativa; 2- Identificar quando deve a investigação ser qualitativa; 3- ?Desenhar? um projecto de investigação qualitativa, identificando o ?puzzle intelectual? que lhe está subjacente; 4- Escolher as estratégias de recolha de evidência mais apropriadas ao projecto de investigação conduzido; 5- Analisar a evidência qualitativa.
Programa
1. Caracterização da investigação qualitativa 2. Perspetivas ontológicas, epistemológicas e questões de investigação: definição do puzzle intelectual 3. Design da investigação qualitativa 4. Condução de estudos de caso 5. Estratégias de recolha de evidência a. Fontes de evidência, métodos e abordagens b. Entrevistas c. Observação e participação d. Documentos 6. Análise da evidência qualitativa a. Organização e indexing da evidência b. As três componentes da análise de evidência de Miles & Huberman c. Desenvolvendo argumentos convincentes tendo por base evidência qualitativa 7. Qualidade na investigação qualitativa.
Método de Avaliação
O sistema de avaliação desta UC baseia-se na preparação de um ensaio, o qual deve ser elaborado individualmente por cada estudante e na realização de uma prova individual no final das aulas. O tópico do ensaio resulta de indicação do docente no início da UC e deve relacionar-se com um tópico específico coberto pelo programa da UC. Para preparar o ensaio, os estudantes são encorajados a complementar a bibliografia de base adoptada na UC com artigos diversos de journals científicos na área. A nota a atribuir ao aluno resulta da média ponderada do ensaio individual e da prova final, sendo os pesos atrbuidos a cada um dos elementos de avaliação de 20% e 80%, respetivamente. Adicionalmente, é necessária a frequência a pelo menos 2/3 das aulas. Caso não se verifique esta condição, o estudante reprova à UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 131.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Yin, R. (2018), Case study research and Applications: Research Design and Methods, Sage, 6th edition. Silverman, D. (2021) Doing Qualitative Research, 6th edition, London: Sage; Miles, M. B., Huberman, A. M. & Saldaña, J. (2019) Qualitative Data Analysis, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Mason, J. (2017) Qualitative Researching, 3rd edition, London: Sage; Marshall, C., Rossman, G. B. and Blanco, G. L. (2022) Designing Qualitative Research, 7th edition, Thousand Oaks, CA: Sage;:
Secundária
- Hoque, Z., Parker, L., Kovaleski, M.A. & Hatnes, K. (2017). The Routledge Companion to Qualitative Accounting Research Methods, NY: Routledge. Gaudet, S. & Robert, D. (2018). A Journey Through Qualitative Research: From Design to Reporting, Sage; Eisenhardt, K., Graebner, M. G. & Sonenshein, S. (2016). Grand Challenges and Inductive Methods Rigor Without Rigor Mortins. Academy of Management Journal, 59(4), 1113-1123. Bonsal, P., Smith, W.K. & Vaara, E. (2018). New ways of seeing through qualitative research. Academy of Management Journal, 61(4), 1189-1195. Patton, M. Q. (2015) Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage; Denzin, N. and Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA.: