Currículo

Seminário de História I (2020) 03960

Contextos

Groupo: História Moderna e Contemporânea - 2020 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1- Familiarizar os estudantes com as principais mudanças que caracterizam o período em estudo. OA2- Avaliar o impacto social, económico, político e cultural da mudança OA3: Consciência da natureza dinâmica e inacabada da pesquisa histórica e do debate historiográfico; OA4: Capacidade de comunicar oralmente na sua própria linguagem, utilizando a terminologia e as técnicas aceites na área da história.

Programa

CP1. A "grande" e a "pequena" divergência. Quando e porque se acentuaram as desigualdades na Eurásia, 1500-1850? CP2. Guerra e tecnologia militar na Europa, 1500-1750. CP3. Censos, biopolítica e segurança, 1750-1900 CP4. As migrações forçadas na história mundial, 1500-1800

Método de Avaliação

Acompanhamento regular dos trabalhos e discussão dos textos (40%) Realização de um trabalho escrito individual (40%) e sua apresentação oral em sala de aula (20%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 132.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • KLEIN, Herbert, O comércio atlântico de escravos. Quatro séculos de comércio esclavagista, Replicação, 2002 [ed. original inglesa] [4] JEREMY, Black, ?Patterns of Welfare? in The Cambridge World History, vol. VI ? The Construction of a Global World, 1400-1800 CE, eds. Jerry Bentley, Sanjay Subrahmanyam, Marry Wiesner-Hanks, Cambridge University Press, 2015, pp. 29-47 [2] GUPTA, Bishnupriya; MA, Debin, ?Europe in an Asia Mirror: the Great Divergence? in The Cambridge Economic History of Modern Europe, vol. 1 1700-1900, ed. by Stephen Broadberry and Kevin O?Rourke, Cambridge, 2010 [1] FOUCAULT, Michel, Nascimento da Biopolítica, Lisboa, Edições 70, 2020 [edição original francesa [3] BEBIANO, Rui, ?A arte da Guerra? in Nova História Militar de Portugal, dir. de Manuel Themudo Barata e Nuno Severiano Teixeira, vol. 2 ? coordenação de António Manuel Hespanha, Lisboa, Círculo de Leitores, 2004, pp. 112-169. [2]:

Secundária

  • STEVENS, Carol, ?Warfare on Land? in The Oxford Handbook of Early Modern European History, vol. II ? Cultures and Power, ed. Hamish Scott, Oxford University Press, pp. 561-590 [2] SICKING, Louis, ?European Naval Warfare? in The Oxford Handbook of Early Modern European History, vol. II ? Cultures and Power, ed. Hamish Scott, Oxford University Press, pp. 591-611 [2] Rusnock, Andrea. ?Biopolitics and the Invention of Population.? Chapter, 333?46, n.d. doi:10.1017/9781107705647.030 [3] CORDELL, Dennis; ITTMAN, Karl, MADDOX, Gregory, ?Counting Subjects. Demography and Empire?, The Demographics of Empire. The colonial order and the creation of knowledge, Ohio University Press, 2010 [3] CARVALHAL, Hélder; MURTEIRA, André; JESUS, Roger Lee (eds.), The First World Empire. Portugal, War and Military Revolution, col. Warfare and History, Routledge, 2021 [2] CALDEIRA, Arlindo, Escravos em Portugal. Das origens ao século XIX, Lisboa, Esfera dos Livros, 2017 [4] BROADBERRY, Stephen; GUPTA, Bishnupriya, ?The early modern Great Divergence: Wages, prices and economic development in Europe and Asia?, Economic History Review, LIX, 1 (2006), pp. 2-31. [1]:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre