Currículo
Seminário Teórico-Metodológico II (2020) 03965
Contextos
Groupo: História Moderna e Contemporânea - 2020 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O Seminário Teórico e Metodológico II visa apoiar o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e de análise, teóricos e metodológicos, que permitam e apoiem a concretização e progressão de um projecto de pesquisa, bem como a concretização de uma tese numa área específica do conhecimento histórico, no período Moderno ou Contemporâneo. Pretende-se com este Seminário que os estudantes façam escolhas informadas sobre as melhores opções teóricas e metodológicas para a sua pesquisa específica.
Programa
1- O que faz uma boa dissertação? Boas práticas. 2- O que é e como se faz o Estado da Arte? 3- Estudos e Fontes. 4- A recolha da informação. 5- A crítica da fonte. A hermenêutica. 6- O tratamento da informação. 7- Normas académicas da redacção.
Método de Avaliação
A avaliação será baseada: 1) Na participação dos alunos nas aulas (25%). 2) Na apresentação e discussão de um trabalho oral (75%). Para a realização deste trabalho cada aluno deverá entregar, por escrito, uma proposta contendo uma questão metodológica ou teórica a ser discutida e a bibliografia que irá utilizar.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 132.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- -WILLIAMS, Robert (2007). The Historian's Toolbox. A Student's Guide to the Theory and Craft of History, London - New York, M.E.Sharpe, 2ª ed. -STOREY, William Kelleher (2008). Writing History. A Guide for Students, Oxford - New York, Oxford University Press, 3ª ed. -QUIVY, Raymond e Luc Van Campenhoudt (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. -LAMBERT, Peter e Phillip Schofield (eds.) (2004). Making History. An introduciton to the history and practices of a discipline, London - New York, Routledge. -FARGE, Arlette (1989). Le Gout de l'Archive, Paris, Seuil. -ECO, Umberto (1991). Como se Faz uma Tese em Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença, 6ª ed. -BEAUD, Michel (1991). L'Art de la Thèse. Comment préparer et rédiger une thèse de doctorat, Paris, Editions La Découverte. -ARÓSTEGUI, Julio (2003). La Investigación Historica. Teoria Y Método, barcelona, Editorial Crítica, 2ª ed.:
Secundária
- A indicar no decurso dos trabalhos: