Currículo
Seminário Teórico-Metodológico em História Moderna e Contemporânea II 01834
Contextos
Groupo: História Moderna e Contemporânea - 2017 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O Seminário Teórico e Metodológico II visa apoiar o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e de análise, teóricos e metodológicos, que permitam e apoiem a concretização e progressão de um projecto de pesquisa, bem como a concretização de uma tese numa área específica do conhecimento histórico, no período Moderno ou Contemporâneo. Pretende-se com este Seminário que os estudantes façam escolhas informadas sobre as melhores opções teóricas e metodológicas para a sua pesquisa específica.
Programa
1- O que faz uma boa dissertação? Boas práticas. 2- O que é e como se faz o Estado da Arte? 3- Estudos e Fontes. 4- A recolha da informação. 5- A crítica da fonte. A hermenêutica. 6- O tratamento da informação. 7- Normas académicas da redacção.
Método de Avaliação
A avaliação será baseada: 1) Na participação dos alunos nas aulas (25%). 2) Na apresentação e discussão de um trabalho oral (75%). Para a realização deste trabalho cada aluno deverá entregar, por escrito, uma proposta contendo uma questão metodológica ou teórica a ser discutida e a bibliografia que irá utilizar.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 132.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- WILLIAMS, Robert (2007). The Historian's Toolbox. A Student's Guide to the Theory and Craft of History, London - New York, M.E.Sharpe, 2ª ed. STOREY, William Kelleher (2008). Writing History. A Guide for Students, Oxford - New York, Oxford University Press, 3ª ed. QUIVY, Raymond e Luc Van Campenhoudt (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. LAMBERT, Peter e Phillip Schofield (eds.) (2004). Making History. An introduciton to the history and practices of a discipline, London - New York, Routledge. FARGE, Arlette (1989). Le Gout de l'Archive, Paris, Seuil. ECO, Umberto (1991). Como se Faz uma Tese em Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença, 6ª ed. BEAUD, Michel (1991). L'Art de la Thèse. Comment préparer et rédiger une thèse de doctorat, Paris, Editions La Découverte. ARÓSTEGUI, Julio (2003). La Investigación Historica. Teoria Y Método, barcelona, Editorial Crítica, 2ª ed. :
Secundária
- A indicar no decurso dos trabalhos: