Currículo
Movimentos Intelectuais e Socioculturais I MIS I
Contextos
Groupo: História: mudança e continuidade num mundo global > 3º Ciclo > Parte Escolar > Seminários de Especialidade
Groupo: História: mudança e continuidade num mundo global > 3º Ciclo > Parte Escolar > Seminários de Especialidade
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O seminário visa contribuir para o estudo conjugado de grandes eixos temáticos indispensáveis para compreender, do ponto de vista da história social e cultural, e em particular da história conceptual, múltiplos processos e caminhos de afirmação da modernidade no mundo ocidental. A crise das grandes narrativas da história veio colocar em questão as perspetivas teleológicas, obrigando a repensar registos historiográficos tradicionais e a ideia de historicidade. A noção de modernidade tem sido problematizada, sublinhando-se a diversidade de processos e aceções de moderno, a partir da história e da sociologia. Em contrapartida, as dinâmicas dessa mesma modernidade vão-se descobrindo como articuladas de forma complexa e plural dos mais variados pontos de vista (económico, social, cultural, linguístico, religioso, político, institucional). É sobre essa pluralidade, complexidade e articulação de processos da modernidade que se refletirá em termos de longa duração.
Programa
1. Introdução teórica. Perspetivas socio-históricas da modernidade. Múltiplas modernidades; 2. Conceitos-chave da modernidade; 3. Capitalismo, economia-mundo, cultura-mundo; 4. Estado-nação, nacionalismos e consciência histórica; 5. Secularização, religião e política; 6. Modernidade, artes e espaço público; 7. Movimentos sociais, associativismo e esfera pública; 8. Culturas, identidades e pertenças.
Método de Avaliação
O desempenho dos alunos será avaliado de forma continuada, exigindo-se a presença em 75% das sessões do seminário. Estão previstos os seguintes elementos de avaliação: participação regular no seminário, com apresentação oral de um texto (40% da nota final); trabalho escrito, a entregar no final do semestre (60% da nota final).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 140.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- TAYLOR, Charles, Imaginários sociais modernos. Lisboa: Texto&Grafia, 2010 KOSELLECK, Reinhart, Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos, Contraponto, PUC/Rio, Rio de Janeiro, 2006 HARTOG, François, Régimes d?historicité. Présentisme et expériences du temps. Paris: Seuil, 2003 HARVEY, David, The condition of postmodernity: an enquiry into the origins of cultural change. Oxford: Blackwell, 1997 HABERMAS, Jurgen, A transformação estrutural da esfera pública. Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, 2012 FURET, François, O passado de uma ilusão. Lisboa: Presença, 1996 EISENSTADT, S. N., Múltiplas modernidades. Lisboa: Livros, Horizonte, 2007 CATROGA, Fernando, A geografia dos afectos pátrios. As reformas político-administrativas (séculos XIX-XX). Lisboa: Almedina, 2013 CALINESCU, Matei, As cinco faces da modernidade. Lisboa: Vega, 1999 BRAUDEL, Fernand, A dinâmica do capitalismo. Lisboa: Teorema, 1985:
Secundária
- --: