Currículo
Movimentos Intelectuais e Socioculturais II MIS II
Contextos
Groupo: História: mudança e continuidade num mundo global > 3º Ciclo > Parte Escolar > Seminários de Especialidade
Groupo: História: mudança e continuidade num mundo global > 3º Ciclo > Parte Escolar > Seminários de Especialidade
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo deste seminário é permitir aos alunos conjugar a opção por uma especialidade com a frequência diversificada de iniciativas científicas (conferências, colóquios, etc.), à sua escolha, que se inscrevam no âmbito dessa mesma especialidade. Pretende-se, deste modo, proporcionar-lhes um espaço de reflexão crítica sobre a mais recente investigação, nacional e internacional, centrada nas temáticas mais relevantes para o seu projecto de tese e simultaneamente promover o contacto com as redes e projectos que se desenvolvem nas respectivas áreas científicas.
Programa
O seminário não tem programa previamente definido. Os seus conteúdos programáticos serão seleccionados em função dos objectivos da unidade curricular, o mesmo é dizer, alargamento das perspectivas de análise das temáticas da tese de doutoramento e contacto com novas leituras e resultados da mais recente investigação realizada na área de interesse científico dos doutorandos.
Método de Avaliação
Os doutorandos deverão propor a participação entre 4 e 6 iniciativas, sendo que metade delas terão de se inscrever no campo disciplinar da História. A proposta deverá ser previamente validada pelos docentes do seminário e a presença confirmada mediante comprovativos de presença. A avaliação final consta de uma intervenção oral e relatório escrito com 3500 a 4000 palavras que analise criticamente o que é que as conferências acrescentaram à reflexão sobre o objecto de estudo da tese.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 140.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Specific to each lecture topic. To be set by the lecturer and researched by the student. Específica de cada tema de conferência. A indicar pelo conferencista e a pesquisar pelo aluno.:
Secundária
- --: