Currículo
Seminário Metodológico (Piudhist) SM (Piudhist)
Contextos
Groupo: História: mudança e continuidade num mundo global > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: História: mudança e continuidade num mundo global > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Aprofundar o enquadramento epistemológico e historiográfico das problemáticas e o raciocínio teórico; - Discutir os contributos da historiografia recente para o modo de fazer História hoje; - Potenciar a capacidade de fazer História em convergência multidisciplinar; - Estimular a capacidade de organizar criticamente a informação e planificação do trabalho; - Potenciar a aprendizagem autónoma e o repto de actualização permanente; - Desenvolver o sentido de responsabilidade e a rectidão intelectual; - Desenvolver competências que permitam inovar no plano internacional.
Programa
I ? Teoria da História e Historiografia: 1. A História das Nações no século XIX. 2. A História social em meados do século XX. 3. A viragem linguístico-cultural nas décadas de 1980 e de 1990. 4. A História Global no século XXI. 5. Teoria e métodos em história (o caso da prosopografia). 6. Escrita e retórica da história. II ? Metodologias aplicadas: 1. Sistema de gestão semi-automática de bibliografia: - Zotero / Endnote: exercícios de aplicação; - Vantagens, problemas e limites destes aplicativos. 2. As bases de dados e a organização / criação do conhecimento: - Problemas do saber histórico e o desenho de um modelo de dados; - Exercícios práticos. 3. Do texto ao tratamento informático do discurso. 4. Análise de redes: - Fundamentos teóricos; - Principais medidas e exercícios de aplicação.
Método de Avaliação
- Apresentação e debate sobre textos (5% em cada uma das partes); - Um trabalho individual para a parte I (45%); - Um trabalho individual respeitante à parte II (45% -terá de incidir nos pontos 2, 3 ou 4).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 138.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- LEMERCIER, Claire. 2005. "Analyse de réseaux et histoire", Revue d'histoire moderne et contemporaine, 2 (52- 2) IGGERS, George, The Theory and Practice of History, London, Routledge, 2010 HEXTER, J.H., ?The Rhetoric of History?, History and Theory, vol.6, 1967 FRIEMEL, Thomas, Why context matters applications of social network analysis, Wiesbaden, VS, Verl. für Sozialwiss, 2008 FINNEY, Patrick, ?Beyond the Postmodern Moment??, Journal of Contemporary History, vol.40, n.1, 2005 BURKE, Peter (ed), Formas de Hacer Historia, Madrid, Alianza, 2003 Brewer, John, ?Microhistory and the histories of everyday life?, Cultural and Social History, vol.7, n.1, 2010 BERRY, David M., «The Computational Turn: Thinking about the Digital Humanities», Culture Machine, vol.12, 2011:
Secundária
- As restantes referências incluem nomes como: Cachero Vinuesa, Dedieu, Gruzinski, Hopkins, López Noguero, Munslow, Pomeranz, Stone, Struck e Subrahmanyam.: