Currículo
Seminário de Projecto II (Piudhist18ects) 03054
Contextos
Groupo: História: mudança e continuidade num mundo global > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: História: mudança e continuidade num mundo global > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
18.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O Seminário de Projecto tem como objectivo principal acompanhar e apoiar os alunos de Doutoramento na elaboração do seu projecto de tese de doutoramento. No Seminário de Projecto II pretende-se que os estudantes: OA1. Aprofundem competências informáticas de investigação e gestão de fontes documentais e recolha bibliográfica; OA2. Dominem as metodologias de análise avançada em História; OA3. Conheçam as potencialidades e as metodologias de análises interdisciplinares; OA4. Desenvolvam competências de comunicação oral e escrita; OA5. Escrevam um Projecto de tese sobre o respectivo tema de investigação para ser submetido a discussão e avaliação pública no final do semestre lectivo.
Programa
CP1. Metodologias de análise, sua justificação e adequação aos objectivos do projecto; CP2. Recolha, armazenamento e gestão da informação documental e arquivística. Recursos de pesquisa digitais e programas de gestão da informação; CP3. Como redigir uma proposta de índice e um plano de tese comentado; CP4. Organização do trabalho e planeamento da investigação. A construção de um cronograma.
Método de Avaliação
A) Participação activa nos debates e nas discussões e incluindo uma apresentação oral da primeira versão das metodologias de análise, plano comentado da tese e cronograma; ponderação: 10%. B) Relatório inicial incluindo a primeira versão das metodologias de análise, plano comentado da tese e cronograma (até 5000 palavras); ponderação: 35% . C) Projecto de tese a ser apresentado na discussão pública (até 15000 palavras); ponderação: 55%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 474.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- WILLIAMS, R - The Historian?s Toolbox. A Student?s Guide to the Theory and Craft of History, Londres-NY, 2.ª ed., 2007 VINCENT, J. - An Intelligent Person?s Guide to History, Londres, 1995 THOMPSON, W. - Postmodernism and History, Nova York, 2004 STOREY, W.K - Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, 3.ª ed., 2008 KOCKA, J., ?Comparison and Beyond?, History and Theory, vol. 42, no. 1, 2003, pp. 39?44 LAMBERT, P.; SCHOFIELD, P. (eds.) - Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres-NY, 2004 LEVI, G. - «Sobre microhistoria» in Formas de hacer Historia, ed. Peter Burke, Madrid, 1993, pp. 119-3 HAUPT, Heinz-Gerhard - «Comparative history ? a contested method», HistoriskTidskrift, 127:4, 2007, pp. 697-714 CARRINGTON, Peter, Models and methods in social network analysis, Cambridge-NY, 2005 BURKE, P. - What is Cultural History?, Cambridge, 2004 ARÓSTEGUI, Julio - La Investigación Historica. Teoria y Método, Barcelona, 2.ª ed., 2003:
Secundária
- --: