Currículo
Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar MIAPAGE
Contextos
Groupo: Políticas de Administração e Gestão Escolar > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, os/as estudantes deverão ser capazes de: OA1 - Identificar as orientações e formas operatórias das metodologias qualitativas, quantitativas e mista, tendo em conta as vantagens e limitações de cada tipo de abordagem, adequando-as aos objetivos de pesquisa. OA2 – Identificar os principais desenhos de pesquisa, tendo em conta as vantagens e limitações de cada tipo, adequando-os aos objetivos de pesquisa. OA3 - Mobilizar os instrumentos de recolha de informação de forma competente e adequada aos objetivos da pesquisa, considerando as respetivas vantagens e limitações. OA4 – Gerir a informação empírica seguindo os procedimentos adequados nos momentos de recolha, análise, sistematização e comunicação, para encontrar as respostas aos objetivos de pesquisa. OA5 – Definir as amostras corretas para a seleção de casos de acordo com os objetivos de pesquisa e a abordagem metodológica definida. OA6 - Desenvolver uma pesquisa dentro de princípios éticos recomendados.
Programa
CP1 – Tipos de metodologias de investigação: 1.1. As etapas de um processo de pesquisa por abordagem metodológica, 1.2. Objetivos, vantagens e desvantagens de cada abordagem. CP 2 – Tipos de desenhos de pesquisa: 2.1. Objetivos e procedimentos de cada tipo de desenho de pesquisa, 2.2. Vantagens e desvantagens de cada tipo de desenho de pesquisa. CP 3 – Instrumentos de recolha e de análise de dados por abordagem metodológica: 3.1. Tipos e procedimentos de instrumentos de recolha de informação, e respetivos instrumentos de análise, 3.2.Vantagens e desvantagens de cada instrumento, 3.3. As fontes de informação (primárias e secundárias). CP 4 – Seleção de casos e amostragem por abordagem metodológica: 4.1. Tipos de amostras e resultados e relação com os métodos de análise de dados. 4.2. Orientações e procedimentos de seleção de casos e amostragem. CP 5 - Principais questões de natureza ética que se colocam à investigação em Educação.
Método de Avaliação
O sistema de avaliação desta Unidade Curricular foi concebido para medir o progresso dos/das estudantes de forma abrangente ao longo dos semestres e prevê as duas modalidades no Regulamento Geral da Avaliação de Conhecimentos e Competências: 1. Avaliação ao Longo do Semestre, que inclui os instrumentos indicados de seguida com as respetivas ponderações para o cálculo da nota final (entre 0 e 20 valores): - Assiduidade e Participação (10%): os/as estudantes são aconselhados a participar regularmente de forma presencial nas aulas para que tenham a possibilidade de adquirir as competências necessárias, não apenas para aplicar nas suas profissões, mas também para poderem conceber e realizar as teses de doutoramento. - Trabalhos individuais (40%): Cada estudante terá de entregar, através do moodle, um mínimo de três trabalhos individuais, ao longo dos dois semestres, que serão propostos todas as semanas pelo docente e selecionados de acordo com os gostos e tempos dos/das estudantes. Estes trabalhos consistem em análises de estudos na área da educação, especificamente em administração e gestão escolar, ou mini ensaios sobre os conteúdos programáticos da Unidade Curricular (com o máximo de 2 páginas para cada trabalho autónomo). O/A estudante que assim o entenda, pode realizar mais trabalhos além do número mínimo para a obtenção da nota instrumento de avaliação; o docente dará feedback individualizado a todos os trabalhos entregues através do moodle. A nota a este instrumento será calculada a partir da média aritmética dos três trabalhos entregues através do moodle que tiveram as notas mais elevadas. - Trabalho de grupo (50%): Ensaio de reflexão crítica sobre o capítulo metodológico de uma tese de doutoramento da área da educação, especificamente em administração e gestão escolar, com apresentação e discussão em aula, antes da entrega final em data a determinar (máximo de 12 páginas). O processo de avaliação ao longo do semestre, vulgo contínua, alinha-se com o processo de feedback, no sentido da promoção de uma aprendizagem progressiva e contínua, e que se prevê realizar informalmente, nas componentes participativas e ativas das aulas, e formalmente, aos trabalhos individuais e à apresentação e ao ensaio/trabalho de grupo. A avaliação contínua exige uma nota mínima de 7 valores em cada instrumento de avaliação para aprovação. 2. Avaliação por Exame (100%): para estudantes que optarem por esta modalidade de avaliação ou que não atinjam os critérios mínimos na Avaliação ao Longo do Semestre, O Exame final terá uma duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos lecionado ao longo dos dois semestres.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 280.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Alasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009), The Sage Handbook of Social Research Methods. SAGE Publications, Inc. Arthur, J., Waring, M., Coe, R. & Hedges, l. (2012). Research Methods & Methodologies in Education. SAGE Publications, Inc. Bryman, A. (2012). Social research methods.4th Edition. New York: Oxford University Press. Coleman, M., e Briggs, A. (Editors) (2002). Research Methods in Educational Leadership and Management. SAGE Publications, Inc. Coutinho, C. P. (2023). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas - Teoria e Prática. Editora Almedina (Fora de Coleção). ISBN: 9789724051376 Torres, L., Palhares, José A. (2014). Metodologia da Investigação em Ciências Sociais da Educação. Edições Húmus. Ragin, C. C. & Amoroso, L. M. (2019). Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method. SAGE Publications, Inc. Creswell, J.W. (2014) Research Design. Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches. SAGE Publications, Inc.:
Secundária
- Azevedo, V., Carvalho, M., Fernandes-Costa, F., Mesquita, S., Soares, J., Teixeira, F., Maia, Â. (2017). ”Transcrever entrevistas: questões conceptuais, orientações práticas e desafios”, em Revista de Enfermagem Referência. P. 159-172. Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Ed Monitor. Ghiglione, R.; Matalon, B. (1993). O Inquérito – Teoria e Prática. Celta Editora. Guerra, I. C. (2006). Pesquisa qualitativa e Análise de Conteúdo – Sentidos e formas de uso. Princípia Editora. Mazini, E. J. (2008). “CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTAS”, Projeto da ONEESP Vicente, P. (2012). Estudos de Mercado e Opinião. Princípios e Aplicações de Amostragem. Edições Sílabo.: