Currículo

Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação (2025) 04906

Contextos

Groupo: Políticas de Administração e Gestão Escolar - 2025 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes devem adquirir competências nas seguintes vertentes: 1. identificar os quadros teóricos centrais da análise políticas públicas, com especial atenção para as de educação. Conhecer a relação entre os diferentes níveis de decisão e de ação política; 2. identificar as características fundamentais da estrutura e funcionamento dos sistemas educativos, em termos europeus e globais; e as políticas primordiais que os enformam; 3. identificar as características primordiais do modelo escolar e de governança, à luz da evolução das políticas educativas e da reforma do modelo do Estado; 4. adquirir capacidades de recolha, seleção e interpretação de informação na área das políticas de educação. A pesquisa, a recolha e o processamento de informação empírica são instrumentos de investigação essenciais a desenvolver nesta UC. 5. aplicar as competências e aprendizagens na análise de casos concretos, nomeadamente aqueles que possam estar relacionados com o seu tema de investigação.

Programa

Nesta UC serão discutidos e desenvolvidos os seguintes pontos programáticos: 1. A conceção, implementação e regulação de políticas educativas: conceitos, abordagens e debates 2. As origens do modelo escolar e o desenvolvimento de modelos de governança 3. O Estado e a construção dos sistemas de educação e formação: instituições e atores 4. As Políticas de educação: eixos de análise e discussão: a. Globalização e europeização b. Obrigatoriedade, expansão e universalidade c. Administração e regulação do sistema de educação d. Políticas compensatórias e de intervenção nas desigualdades educativas e sociais 5. A análise das políticas educativas: debates e contributos teórico-metodológicos (síntese)

Método de Avaliação

A avaliação ao longo do semestre tem os seguintes elementos e ponderações: 1) apresentação de um texto de pesquisa e análise (15 min, 30%) e discussão dos textos apresentados. 2) elaboração de um ensaio individual escrito com a extensão máxima de 10 páginas A4 (espaço 1.5, margens de 3cm) (70%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 130.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Archer, M (1979), Social Origins of Educational Systems, London, Sage Azevedo, J (2007), Sistema Educativo Mundial, VNG, FML Ball, S (2010), The Education Debate, Bristol, The Policy Press. Barroso,J (Org) (2006), A Regulação das Políticas Públicas de Educação. LX, EDUCA e UI&DCE Fitzgerald, T (2019), Handbook of Historical Studies in Education, Springer, Singapura Honig, M (ed.) (2006), New Directions in Education Policy Implementation, NY, State University of NY Press Martins, SC, J Sebastião, P Abrantes, & ML Rodrigues (2018), Desigualdades e políticas educativas. Portugal no Contexto Europeu?, R. Carmo e outros (orgs), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lx, M.Sociais Meyer,J F Ramirez, e Yasemin Nuhoglu Soysal (1992), World expansion of mass education, 1870-1970, Sociology of Education, 65, pp. 128-149. Rodrigues, ML (2014) (org), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal (Vol1 e 2), Lx, Almedina. Zanten, A (2004), Les Politiques d'Éducation, Paris, Puf:

Secundária

Disciplinas de Execução