Currículo

Paradigmas e Modelos de Investigação em Serviço Social 01409

Contextos

Groupo: Políticas Públicas > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular Modelos e Paradigmas de Investigação em Serviço Social tem como objetivos principais proporcionar aos estudantes instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de pesquisa em Serviço Social, tendo em vista a elaboração de um projeto de pesquisa próprio e inovador. Para cumprir estes objetivos o programa está desenhado para fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais de forma a proporcionar conhecimentos sobre: 1) O Serviço Social como disciplina científica no âmbito das Ciências Sociais; 2) Correntes de pensamento na Teoria Social e sua relação com paradigmas de investigação; 3) Modelos de investigação em Serviço Social.

Programa

1. O Serviço Social como disciplina de conhecimento: percurso histórico, delimitações e relação com as Ciências Sociais. 2. Correntes de pensamento na Teoria Social: a. Debates transversais e delimitadores na Teoria Social: sujeito/estrutura, ordem/conflito, macro/micro. b. Correntes clássicas de pensamento em Teoria Social: o funcionalismo, o estruturalismo, o interacionismo. c. Debates na Teoria Social contemporânea: a teoria da estruturação, o estrutural-construtivismo, a teoria crítica, a teoria da escolha racional, a teoria do ator-rede 3. Da Teoria Social aos paradigmas de investigação: a. O positivismo, o neo-positivismo e o racionalismo b. O interpretativismo, a fenomenologia e o construtivismo c. O realismo crítico, as abordagens anti-opressivas e participativas

Método de Avaliação

Processo de aprendizagem participativo e baseado, quer em sessões organizadas pelos doutorandos quer em conferências e/ou seminários de estudos aprofundados em Serviço Social. | A avaliação implica por parte dos estudantes as seguintes modalidades de trabalho pessoal: - A apresentação sintética em aula da aplicação das matérias abordadas ao trabalho escrito final (20%); - Trabalho escrito final (individual) (80%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 132.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Webb, S (2000), "Some consideration on the validity of Evidence-based practice in Social Work" in British Journal of Social Work, 31. Shaw, I (2016), Social Work Science, Columbia University Press, Nova Iorque. Gray, M; J Midgley, e S Webb (org.s) (2012), The Sage Handbook of Social Work, Sage, Londres. Garcia, JL, e H Martins (org.s) (2019), Lições de Sociologia Clássica, Edições 70, Lisboa. Ferreira, J (2011), " Contributos para o debate da epistemologia em Serviço Social" in Trabajo Social Global Revista de investigaciones en intervención social; Vol 2, No 3 (2), Barcelona, pp. 62-77. Creswell, J (2003), Research Design, Sage, Thousand Oaks. Bryman, A (2012), Social Research Methods, Oxford University Press, Oxford. Blaikie, N (2000), Designing Social Research, Polity Press, Cambridge. Baert, P, e FC da Silva (2014), Teoria Social Contemporânea, Mundos Sociais, Lisboa :

Secundária

  • Amaro, MI (2018), "Conhecimento, acção e investigação em Serviço Social: questões de um campo em construção", pp. 1-26. Wilson, Kate (2008) Social Work, Essex, Pearson Education Limited Whittaker, Andrew Research skills for social work (2010) Mixed Sources,UK VILELAS, José (2009) O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa. Edições Sílabo Shaw, Ian; Gould Nick (2001) Qualitative Research in Social Work, 2nd edition London, Sage Publication RUBIN, Allen, BABBIE, Earl (2008), Research Methods for Social Work. Sixth edition. USA.Ed. Thomson Brocks/Cole. Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge; Orme, J. e D. Shemmings (2010) Developing Research-Based Social Work practice, Basingstoke: Palgrave Macmillan OLABUÉNAGA, J. (1999), Metodología de la investigación cualitativa, Bilbao, Universid de Duesto Martins, Alcina (1999) Serviço Social e Investigação in Serviço Social Profissão Identidade e Trajectória, Lisboa, São Paulo, Veras Ed. Ian Shaw, Katharine Briar-Lawson; Joan Orme, and Roy Ruckdeschel (org.s) (2010), The Sage Handbook of Social Work Research, Sage, Londres. McLaughlin, Hugh (2012) Understanding social work research , London, Sage ed. Lyons, K. (2000) "The place of research in social work education", British Journal of Social Work education, 30 (4); 433-4 Karsch, Ursula (1988) "A Produção Académica do Assistente Social: alguns pontos de vista sobre a pesquisa, Serviço Social e Sociedade, 28, ano IX, 121-126 Gauthier, Benoît (2003), Investigação Social: da problemática à colheita de dados, Loures, Ed Lusociência. Fortin, Marie F. (1999) O Processo de investigação, Loures, Ed. Lusociência FLICK, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Ed Monitor Dominelli, L. e E, McLeod (1989) Feminist Social Work, Basingstoke, Macmillan Deshaies, Bruno (1992) Metodologia da Investigação em Ciências Humanas. Colecção Epistemologia e Sociedade. Lisboa. Ed. Instituto Piaget Cruz, M B (2004), Teorias Sociológicas - os fundadores e os clássicos, vol. I, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Babbie, Earl,(1989), The Practise of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Company:

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 1º Semestre