Currículo
Treino de Competências Académicas em Psicologia (2020) 03788
Contextos
Groupo: Psicologia - 2020 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Redigir um projecto científico. OA2. Redigir um artigo científico. OA3. Preparar e fazer uma apresentação de um trabalho de investigação. OA4. Organizar um congresso/encontro científico. OA5. Conhecer estratégias pedagógicas de ensino aplicadas na área da Psicologia. OA6. Conhecer e aplicar boas práticas de investigação científica nomeadamente nos domínios da ética, open science, data protection e replicabilidade.
Programa
CP1. Escrita de projectos científicos CP2. Escrita de artigos científicos CP3. Regras e ferramentas para preparação e apresentação de trabalhos de investigação. CP3. Regras e ferramentas para a organização de encontros científicos CP4. Competências pedagógicas no ensino em Psicologia. CP5. Boas práticas de investigação científica
Método de Avaliação
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre. A avaliação inclui a) Presença em pelo menos 75% dos seminários; Participação na organização de um evento científico (e.g., conferência); 1 plano de aula e sua implementação (supervisionado pelo orientador ou por docente a indicar por este) b) O estudante escolhe 1 de entre os seminários disponíveis para avaliação. O docente aceita avaliar o estudante e apresenta uma proposta de trabalho que será avaliada com uma apreciação quantitativa (0-20).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 274.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Publication Manual of the American Psychological Association, Seventh Edition (2020). Gernsbacher, M. A. (2018). Writing empirical articles: Transparency, reproducibility, clarity, and memorability. Advances in methods and practices in psychological science, 1(3), 403-414. A Guide to Writing Good Academic Prose (2016). The Chronicle of Higher Education Inc. Billig, M. (2011). Writing social psychology: Fictional things and unpopulated texts. British journal of social psychology, 50(1), 4-20. Lewis, N. A., Somerville, L. H., van Bavel , J. J., Cunningham, W. A. (2019). Help funders help you: Five tips for writing effective funding applications. Science.:
Secundária
- Additional readings for each subject will be provided throughout the course.: