Currículo

Treino de Competências Académicas em Psicologia (2020) 03788

Contextos

Groupo: Psicologia - 2020 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

12.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Redigir um projecto científico. OA2. Redigir um artigo científico. OA3. Preparar e fazer uma apresentação de um trabalho de investigação. OA4. Organizar um congresso/encontro científico. OA5. Conhecer estratégias pedagógicas de ensino aplicadas na área da Psicologia. OA6. Conhecer e aplicar boas práticas de investigação científica nomeadamente nos domínios da ética, open science, data protection e replicabilidade.

Programa

CP1. Escrita de projectos científicos CP2. Escrita de artigos científicos CP3. Regras e ferramentas para preparação e apresentação de trabalhos de investigação. CP3. Regras e ferramentas para a organização de encontros científicos CP4. Competências pedagógicas no ensino em Psicologia. CP5. Boas práticas de investigação científica

Método de Avaliação

O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre. A avaliação inclui a) Presença em pelo menos 75% dos seminários; Participação na organização de um evento científico (e.g., conferência); 1 plano de aula e sua implementação (supervisionado pelo orientador ou por docente a indicar por este) b) O estudante escolhe 1 de entre os seminários disponíveis para avaliação. O docente aceita avaliar o estudante e apresenta uma proposta de trabalho que será avaliada com uma apreciação quantitativa (0-20).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 274.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Publication Manual of the American Psychological Association, Seventh Edition (2020). Gernsbacher, M. A. (2018). Writing empirical articles: Transparency, reproducibility, clarity, and memorability. Advances in methods and practices in psychological science, 1(3), 403-414. A Guide to Writing Good Academic Prose (2016). The Chronicle of Higher Education Inc. Billig, M. (2011). Writing social psychology: Fictional things and unpopulated texts. British journal of social psychology, 50(1), 4-20. Lewis, N. A., Somerville, L. H., van Bavel , J. J., Cunningham, W. A. (2019). Help funders help you: Five tips for writing effective funding applications. Science.:

Secundária

  • Additional readings for each subject will be provided throughout the course.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre