Currículo

Violência e Indisciplina em Meio Escolar 01676

Contextos

Groupo: Serviço Social > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

.

Programa

- Indisciplina e violência: questões conceptuais; - Democratização do ensino, diversidade dos públicos escolares e sistemas de regras; - Sociedade de risco e representações da infância: destradicionalização, percepção do risco e contextos de socialização; - Transformação da escola e sistemas de regras: massificação escolar e modelos organizacionais - As respostas institucionais à indisciplina e violência: entre a pedagogia e a judicialização. - Os programas internacionais de intervenção em indisciplina e violência na escola.

Método de Avaliação

A avaliação dos alunos terá como base: a) participação nas aulas; b) o debate sobre a bibliografia de trabalho; c) um trabalho escrito individual. No fim do semestre, cada aluno deverá entregar um trabalho escrito sobre um tema relativo ao programa da cadeira, com a forma de um ensaio sintético de natureza principalmente teórica, sem que tal exclua a possibilidade de se tomar como referência um problema ou caso concreto, ou a de se incluírem informações empíricas pertinentes.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Visser, J. (2006). "Keeping violence in perspective" International Journal on Violence and Schools, (1) Smith, Peter K.; Cowie, H.; Olafsson, R. and Liefooghe, A. (2002) Definitions of Bullying: "A Comparison of Terms Used, and Age and Gender Differences, in a Fourteen-Country International Comparison", Child Development, 73: 4 Sebastião, João (2009) "Violência na escola: uma questão sociológica" Interacções, 5: 13. Freire, Isabel, Amado, João (2009) A(s) Indisciplina(s) na Escola, Coimbra, Edições Almedina Estrela, Maria Teresa (2002) Relação Pedagógica, Disciplina e Indisciplina na Aula, Porto, Porto Editora Domingues, Ivo (2001) Controlo Disciplinar na Escola. Processos e práticas, Lisboa, Texto Editores Charlot, B. (1997). Violences à l’école, Etat des Savoirs. Paris: Armand Colin. Brown, Jane e Munn, Pamela (2008) ''School violence as a social problem: charting the rise of the problem and the emerging specialist field", International Studies in Sociology of Education, 18: 3 :

Secundária

Disciplinas de Execução

2012/2013 - 1º Semestre