Currículo

Género e Serviço Social: Debates Contemporâneos 02838

Contextos

Groupo: Serviço Social > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos e alunas, saibam: a) Expôr criticamente a problemática do género, para tal mobilizando os mais importantes contibutos conceptuais b) Disponham dos instrumentos analíticos e metodológicos para tratar da problemática do género nas diferentes dimensões da vida social (família, poder, trabalho, exclusão social, sexualidade, violência) em articulação com a especifidade do Serviço Social

Programa

1. O Problema do Género 1.1. Sexo, Género e Desigualdade Social 1.2. Relações sociais de género e dominação masculina 1.3. Género e Serviço Social: introdução 2. Teorias de Género 2.1. O cânone normativo do séc. xx: a distinção entre Sexo e Género 2.2. Perspectivas Feministas 2.3. Teorias críticas contemporâneas 3. Género e Sociedade 3.1. As instituições da Ordem de Género 3.2. Género, família e parentesco 3.3. Género e poder político e económico 3.4. Género e trabalho 3.5. Género, pobreza e exclusão social 3.6. Género, corpo e sexualidade 3.7. Género e minorias LGBT 3.8. Género e violência 4. Género, Desigualdade e Serviço Social

Método de Avaliação

A avaliação far-se-á através de intervenções dos alunos nas aulas, da realização de fichas de leituras de textos seleccionados e de um trabalho final e individual a partir de um tema proposto pelo docente.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 132.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • LESKOŠEK, Vesna (ed.) (2009), Teaching Gender in Social Work, Utrecht: Athena. CONNELL, Raewyn (2009), Gender: In World Perspective, Cambridge: Polity (2nd ed.). CONNELL, Raewyn (1987), Gender & Power: society, the person and sexual politics, Cambridge: Polity. BUTLER, Judith (1999), Undoing Gender, London & New York: Routledge. BUTLER, Judith (1999), Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity, London & New York: Routledge. BOURDIEU, Pierre (1998), La domination masculine, Paris: Seuil. BEASLEY, Chris (2005), Gender & Sexuality: critical theories, critical thinkers, London: Sage. :

Secundária

  • WHARTON, Amy S. (2005), The Sociology of Gender: An Introduction to Theory and Research, Oxford (UK): Blackwell. VASCONCELOS, Pedro (2004), “Categorização, Identidade e Sexualidade: notas sobre a dominação”, in Ana Paula Marques et al. (coord.), Formas Identitárias e Modernidade Tardia, Braga: ICS-UM, 51-70. TORRES, Anália Cardosos (2001), Sociologia do Casamento: a Família e a Questão Feminina, Oeiras: Celta. THERBORN, Göran (2004), Between Sex and Power: Family in the world, 1900–2000, London & New York: Routledge. PLUMMER, Ken (2004) “The flow of boundaries in a late modern world: The case of gays, queers and intimate citizenship”, in Ana Paula Marques et al. (coord.), Formas Identitárias e Modernidade Tardia, Braga: ICS-UM, 25-50. MORROW, Deana F. & Lori Messinger (eds.) (2006), Sexual orientation and gender expression in social work practice : working with gay, lesbian, bisexual, and transgender people, New York: Columbia University Press. MACDOWELL, Linda & Rosemary PRINGLE (orgs) (1992), Defining Women, Social Institutions and Gender Divisions, London: Polity. LORBER, Judith & S. FARREL (eds.) (1991), The Social Construction of Gender, Los Angeles: Sage. KRAMER, Laura (2005), The Sociology of Gender, Los Angeles: Roxbury. KIMMEL, Michael (2000), The Gendered Society, Oxford: Oxford University Press. LESKOŠEK, Vesna (ed.) (2009), Teaching Gender in Social Work, Utrecht: Athena. JOHNSON, Miriam (1989), “Feminism and the theories of Talcott Parsons”, in Ruth Wallace (org.), Feminism and Sociological Theory, Newbury Park: Sage. INGLEHART, Ronal & Pippa Norris (2003), Rising Tide. Gender Equality and Cultural Change around the World, Cambridge: Cambridge University Press. HÉRITIER, Françoise (1998), Masculino/Feminino: O Pensamento da Diferença, Lisboa: Piaget. DAVIS, K., M. LEIJENAAR & J. OLDERSMA (eds.) (1991), The gender of power, London: Sage. CONNELL, Raewyn (2009), Gender: In World Perspective, Cambridge: Polity (2nd ed.). CONNELL, Raewyn (1995), Masculinities, Cambridge: Polity. CONNELL, Raewyn (1987), Gender & Power: society, the person and sexual politics, Cambridge: Polity. BUTLER, Judith (1999), Undoing Gender, London & New York: Routledge. BUTLER, Judith (1999), Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity, London & New York: Routledge. BOZON, Michel (2002), Sociologie de la Sexualité, Paris: Nathan. BOURDIEU, Pierre (1998), La domination masculine, Paris: Seuil. BLUMBERG, Era Lesser (1991), Gender, Family, and Economy. The Triple Overlap, London: Sage. BEAUVOIR, Simone de (1987 [Princeps 1949]), The Second Sex, London: Vintage. BEASLEY, Chris (2005), Gender & Sexuality: critical theories, critical thinkers, London: Sage. BADINTER, Elisabeth (s.d.), O Amor Incerto. História do Amor Maternal (do séc. xvii ao séc. xx), Lisboa: Relógio d’Água AMÂNCIO, Lígia (org.) (2004), Aprender a ser Homem, Lisboa: Livros Horizonte. AMÂNCIO, Lígia (1994), Masculino e Feminino. A construção Social da Diferença, Porto: Afrontamento. ALMEIDA, Miguel Vale de (1995), Senhores de Si. Uma interpretação antropológica da masculinidade, Lisboa: Fim de Século. ABOIM, Sofia (2009), Plural Masculinities: the remaking of the self in private life, Farnham (UK) & Burlington (USA): Ashgate. :

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre