Currículo

Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco M8625

Contextos

Groupo: Serviço Social > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O/A estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Compreender os alicerces teóricos que fundamentam a psicologia da família e conhecer os modelos de funcionamento familiar. OA2. Reconhecer diversidade familiar. OA3. Conhecer os principais processos familiares ao longo do ciclo de vida, assim como as etapas normativas e situações não normativas da vida familiar. OA4. Definir famílias em risco e famílias multidesafiadas. OA5. Identificar diferentes estratégias de avaliação das dinâmicas familiares. OA6. Analisar e aplicar práticas baseadas em evidências para a intervenção com famílias multidesafiadas e de difícil acesso. OA7. Descrever programas de intervenção familiar e educação parental. OA8. Conceptualizar programas de intervenção familiares, adequando-os às características e dinâmicas de cada família, em particular em situação de risco e multidesafiadas.

Programa

CP1. Família: Definição e diversidade familiar. CP2. O ciclo vital da família, etapa e transições normativas e não-normativas. CP3. Stress e resiliência na família. CP4. Famílias em risco e multidesafiadas. CP5. Parentalidade: Fatores de risco e proteção. CP6. Questões de avaliação com famílias. - Focos e estratégias de avaliação. - Observação. - Entrevista. - Questionários. - Genograma, mapas estruturais e relacionais, e mapa da rede social. CP7. Intervenção com famílias em risco e multidesafiadas, e intervenção na parentalidade. CP8. Desafios à intervenção e questões ético-deontológicas.

Método de Avaliação

O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou de avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui: um trabalho em grupo sobre um estudo de caso com apresentação oral em aula (15%) e relatório escrito (30%), e um teste individual (55%). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%), ficando aprovados o/as aluno/as que obtenham uma classificação igual ou superior a 9.5 valores. Não existem presenças mínimas obrigatórias nas aulas para a realização desta UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Fiese, B. H., Celano, M., Deater-Deckard, K., Jouriles, E. N., & Whisman, M. A. (Eds.). (2019). APA handbook of contemporary family psychology: Foundations, methods, and contemporary issues across the lifespan. American Psychological Association. Juffer, F., Bakermans-Kranenburg, M.J., & Van IJzendoorn, M.H. (2013). Promoting positive parenting: An attachment-based intervention. New York: Lawrence Erlbaum/Taylor & Francis. Landy, S., & Menna, R. (2006). Early Intervention with Multi-risk Families: An Integrative Approach. Baltimore, MD: Brookes Publishing Company. Morris, A. S., & Smith, J. M. (Eds.). (2023). The Cambridge handbook of parenting: Interdisciplinary research and application. Cambridge University Press. Ryzin, M. et al. (2016). Family-Based Prevention Programs for Children and Adolescents: Theory, Research, and Large-Scale Dissemination. Sussex: Taylor and Francis. Walsch, F. (2006). Strengthening Family Resilience (2nd edition). New York: Guilford.:

Secundária

  • Alarcão, M. (2002). (Des) equilíbrios familiares: uma visão sistémica (2ª edição). Lisboa: Quarteto. Boyd-Franklin, N. & Bry, B. H. (2001). Reaching Out in Family Therapy: Home-Based, School, and Community Interventions. New York: The Guilford Press. Carr, A. (2012). Family Therapy - Concepts, Process and Practice. San-Francisco: John Wiley and Sons Cassidy, J & Shaver, P. (2016). Handbook of Attachment: Theory, research and clinical applications (3rd ed). NY: Guilford Press. Christophersen, E.R., & Mortweet, S.L. (2002). Parenting That Works: Building Skills That Last a Lifetime. Washington, DC: American Psychological Association. Dette-Hagenmeyer, D., Erzinger, A., & Reichle, B. (Eds.) (2016). Fathers in Families. The Changing Role of the Father in the Family. London: Routledge. Liddle, H.A., Santisteban, D.A., Levant, R.F., & Bray, J.H. (Eds.) (2001). Family Psychology: Science-Based Interventions. Washington, DC: American Psychological Association. Relvas, A. P. & Alarcão. M. (2002) (Coord.) Novas formas de família. Lisboa: Quarteto. Walsh, F. (Ed.) (2003). Normal Family Processes: Growing Diversity and Complexity. New York: The Guilford Press. Ponzetti J. J. (2016). Evidence-based parenting education: A global perspective. N.Y.: Routledge.:

Disciplinas de Execução

2013/2014 - 2º Semestre