Currículo

Paradigmas e Modelos de Investigação em Serviço Social 01409

Contextos

Groupo: Serviço Social > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular Modelos e Paradigmas de Investigação em Serviço Social tem como objetivos principais proporcionar aos estudantes instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de pesquisa em Serviço Social, tendo em vista a elaboração de um projeto de pesquisa próprio e inovador. Para cumprir estes objetivos o programa está desenhado para fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais de forma a proporcionar conhecimentos sobre: 1) O Serviço Social como disciplina científica no âmbito das Ciências Sociais; 2) Correntes de pensamento na Teoria Social e sua relação com paradigmas de investigação; 3) Modelos de investigação em Serviço Social.

Programa

1. O Serviço Social como disciplina de conhecimento: percurso histórico, delimitações e relação com as Ciências Sociais. 2. Correntes de pensamento na Teoria Social: a. Debates transversais e delimitadores na Teoria Social: sujeito/estrutura, ordem/conflito, macro/micro. b. Correntes clássicas de pensamento em Teoria Social: o funcionalismo, o estruturalismo, o interacionismo. c. Debates na Teoria Social contemporânea: a teoria da estruturação, o estrutural-construtivismo, a teoria crítica, a teoria da escolha racional, a teoria do ator-rede 3. Da Teoria Social aos paradigmas de investigação: a. O positivismo, o neo-positivismo e o racionalismo b. O interpretativismo, a fenomenologia e o construtivismo c. O realismo crítico, as abordagens anti-opressivas e participativas

Método de Avaliação

Processo de aprendizagem participativo e baseado, quer em sessões organizadas pelos doutorandos quer em conferências e/ou seminários de estudos aprofundados em Serviço Social. | A avaliação implica por parte dos estudantes as seguintes modalidades de trabalho pessoal: - A apresentação sintética em aula da aplicação das matérias abordadas ao trabalho escrito final (20%); - Trabalho escrito final (individual) (80%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 132.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Webb, S (2000), "Some consideration on the validity of Evidence-based practice in Social Work" in British Journal of Social Work, 31. Shaw, I (2016), Social Work Science, Columbia University Press, Nova Iorque. Gray, M; J Midgley, e S Webb (org.s) (2012), The Sage Handbook of Social Work, Sage, Londres. Garcia, JL, e H Martins (org.s) (2019), Lições de Sociologia Clássica, Edições 70, Lisboa. Ferreira, J (2011), " Contributos para o debate da epistemologia em Serviço Social" in Trabajo Social Global Revista de investigaciones en intervención social; Vol 2, No 3 (2), Barcelona, pp. 62-77. Creswell, J (2003), Research Design, Sage, Thousand Oaks. Bryman, A (2012), Social Research Methods, Oxford University Press, Oxford. Blaikie, N (2000), Designing Social Research, Polity Press, Cambridge. Baert, P, e FC da Silva (2014), Teoria Social Contemporânea, Mundos Sociais, Lisboa :

Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre