Currículo

Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares 00066

Contextos

Groupo: Sociologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Sociologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Sociologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1) Aprofundar conhecimentos sobre o quadro epistemológico, a diversidade metodológica e os saberes técnicos associados e este tipo de estratégias de investigação; OA2) Avaliar criticamente a articulação entre opções teóricas, objetivos de pesquisa e estratégias técnico-metodológicas em processos de recolha e análise de informação empírica de teor intensivo; OA3) Desenvolver competências para conceber e levar a cabo projetos de investigação que recorram a metodologias intensivas, designadamente através da capacidade para identificar e resolver problemas que surjam nos contextos concretos da sua aplicação.

Programa

1.Introdução Objetivos, programa, bibliografia, organização do semestre. Panorama e quadro epistemológico das metodologias intensivas. 2.Metodologias intensivas e desenhos de pesquisa. Dos paradigmas às estratégias de investigação; o debate quantitativo-qualitativo e a combinação de métodos na análise sociológica. 3.Pesquisa de terreno Dinâmicas observacionais na investigação sociológica; observação direta e observação participante; problemas éticos na pesquisa de terreno; apresentação e discussão de pesquisas. 4.Entrevistas A metodologia da entrevista: tipos, objetivos e procedimentos; relações sociais de observação na entrevista; apresentação e discussão de pesquisas. 5. Análise comparativa de casos Porquê comparar?; estudos de caso e análise comparativa; desenhos de pesquisa e seleção de casos na análise comparativa; apresentação e discussão de pesquisas.

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: a) Participação nas aulas (supondo leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho), apresentação e discussão (em grupo) das pesquisas em análise, de acordo com calendário previamente estabelecido (50%); b) Elaboração de um relatório individual de análise metodológica da obra apresentada ou discutida, com a extensão máxima de 12 páginas A4 (espaço 1.5, margens de 3cm) (50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 132.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Becker, Howard (1996),'The Epistemology of Qualitative Research', in Jessor, R., A. Colby e R. A. Shweder (eds.) Ethnography and human development : context and meaning in social inquiry, Chicago, UCP, pp.53-71; Bertaux, Daniel (2020), As Narrativas de Vida, Lisboa, Mundos Sociais; Burgess, Robert G. (2001), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta Editora; Carmo, Renato Miguel do, Jorge Caleiras, Isabel Roque, Rodrigo Viera de Assis (2023), O Mundo do Trabalho a Partir de Baixo: Retratos e Percursos, Lisboa, Mundos Sociais; Denzin, Norman S. e Yvonne S. Lincoln (orgs.) (2000), The Handbook of Qualitative Research, Londres, Sage; Ragin, Charles C. e H. Becker, eds. (1992), What is a Case? Exploring the Foundations of Social Inquiry, Cambridge, CUP; Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge; Silverman, David (2017) Doing Qualitative Research (5th edition), London, Sage.:

Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2008/2009 - 2º Semestre

2009/2010 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre