Currículo
A Sociologia e as Ciências: Temas Avançados em Epistemologia SC-TAE
Contextos
Groupo: Sociologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativa > Livre Ou Supletiva
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Programa
1. Introdução. A sociologia e as ciências. 2. Epistemologia e sociologia da ciência. Desafios epistemológicos actuais. Qual(is) o(s) regime(s) de cientificidade da sociologia? 3. Das ?duas culturas? às ?science wars?. 4. O contexto social da ciência. Instituições científicas e padrões culturais da ciência. 5. Comunidades científicas e paradigmas. Campo científico. A ?nova sociologia da ciência?: ultra-relativismo e ultra-construtivismo. Críticas, alternativas e superações. 6. O novo ?realismo crítico/causal? em sociologia. Princípios ontológico, epistemológico e metodológico. 7. Descrição e análise; interpretação e explicação. O que quer dizer ?construção social da realidade?? 8. A ?teoria crítica? perante a ciência. 9. O trabalho das ciências: especificidade epistemológica e sociológica do conhecimento científico. 10. Sociedade do conhecimento e inovação. Um ?novo modo de produção de conhecimento?? Perspectiva transversalista. 11. Ciência e organização. Modos de relação com a ciência. Cultura científica. Políticas científicas. 12. A ciência ?tal qual se faz? e o problema da objectividade. 13. A objectividade científica em sociologia: o problema recolocado. Para uma sociologia pós-empirista/positivista e pós-relativista/construtivista?
Método de Avaliação
A concretização dos objectivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas, seminários, orientação tutorial e outras actividades de contacto com o docente, e através do trabalho pessoal dos estudantes, individual e em grupo. A actividade prevista para cada estudante inclui: participação nas aulas; leitura cuidadosa da bibliografia proposta e sua discussão nas aulas e seminários; pesquisa autónoma de bibliografia complementar; apresentação e debate nas aulas de textos da bibliografia proposta; realização de um trabalho final escrito sobre temas seleccionados do programa. | A avaliação visa aferir em que grau o estudante atingiu os objectivos de aprendizagem previstos (conhecimentos e competências). A avaliação incide sobre: a participação nas aulas; a apresentação e discussão nas aulas de textos da bibliografia; a elaboração de um trabalho escrito final sobre temas seleccionados do programa (ensaio individual, com 6 a 10 páginas, Arial 12, espaço e meio, margens de 3 cm).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Shinn, Terry et Pascal Ragouet (2005), Controverses sur la science. Pour une Socioogie Transversaliste de l?Activité Scientifique, Paris, Raisons d?Agir. Pinto, José Madureira (2001), ?Ciências e progresso: convicções de um sociólogo?, Cadernos de Ciências Sociais, 21-22, pp. 33-69. Lahire, Bernard (2005), L?esprit sociologique, Paris, La Découverte,Merton, Robert K. (1996), On Social Structure and Science (Piotr Sztompka, ed.), Chicago, The University of Chicago Press. Koertge, Noretta (ed.) (1998), A House Built on Sand. Exposing Postmodernist Myths About Science, Oxford, Oxford University Press. Gingras, Yves (1995), ?Un air de radicalisme: sur quelques tendances récentes en sociologie de la science et de la technologie?, Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 108, pp. 3-17. Gil, Fernando (coord.) (1999), A Ciência Tal Qual Se Faz, Lisboa, Edições João Sá da Costa. Danermark, Berth, Mats Ekstrom, Liselotte Jakobsen e Jan Ch. Karlson (2002, 1997), Explaining Society. Critical Realism in the Social Sciences, London, Routledge. Costa, António Firmino da, Cristina Palma Conceição, Inês Pereira, Pedro Abrantes e Maria do Carmo Gomes (2005), Cultura Científica e Movimento Social. Contributos para a Análise do Programa Ciência Viva, Oeiras, Celta Editora. Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila e Sandra Mateus (2002), Públicos da Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva. Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila e Margarida Senna Martinez (2000), ?Sociologie d?un laboratoire de biotechnologie?, Cahiers Internationaux de Sociologie, vol. CIX, pp. 257-282. Brante, Thomas (2001), ?Consequências do realismo na construção de teorias sociológicas?, Sociologia, Problemas e Práticas, 36, pp. 9-38. Bourdieu, Pierre (2004, 2001), Para uma Sociologia da Ciência, Lisboa, Edições 70 (Science de la Science et Réflexivité, Paris, Raisons d?Agir). Boudon, Raymond (1998,1995), O Justo e o Verdadeiro. Estudos Sobre a Objectividade dos Valores e do conhecimento, Lisboa, Instituto Piaget. Berthelot, Jean-Michel (2000, 1998), ?Os novos desafios epistemológicos da sociologia?, Sociologia, Problemas e Práticas, 33, pp. 111-131. :
Secundária
- Pinto, José Madureira (1994), Propostas para o Ensino das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento. Nunes, João Arriscado e Maria Eduarda Gonçalves (orgs.) (2001), Enteados de Galileu? A Semiperiferia no Sistema Mundial da Ciência, Porto, Afrontamento. Gonçalves, Maria Eduarda (org.) (2002), Os Portugueses e a Ciência, Lisboa, Dom Quixote. Gingras, Yves (2000), ?Pourquoi le ?programme fort? est-il incompris??, Cahiers Internationaux de Sociologie, CIX, pp. 235-255. Eco, Umberto (1990), ?O irracional, o misterioso, o enigmático?, em AAVV, Balanço do Século, Lisboa, Imprensa Nacional ? Casa da Moeda, pp. 103-117. Eco, Umberto (1992, 1990), Os Limites da Interpretação, Lisboa, Difel. Dubois, Michel (2001), La Nouvelle Sociologie des Sciences, Paris, Presses Universitaires de France. Dubois, Michel (1999), Introduction à la Sociologie des Sciences, Paris, Presses Universitaires de France. Caraça, João et al. (2004), Science Meets Society, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Caraça, João (2001, 1996), Ciência, Lisboa, Quimera. Bouveresse, Jacques (2001, 1999), Prodígios e Vertigens da Analogia, Oeiras, Celta Editora. Berthelot, Jean-Michel (2005), Sociologia, História, Epistemologia, Ijuí, Editora Inijuí e Ceos. :