Currículo
Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares 00065
Contextos
Groupo: Sociologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1- Situar as metodologias extensivas no quadro mais alargado das metodologias de investigação em sociologia e em diferentes desenhos de investigação OA2- Desenvolver competências de reflexão crítica sobre questões éticas nas metodologias extensivas OA3-Conhecer a diversidade e complexidade dos dispositivos de recolha informação de âmbito extensivo (ex: inquérito por questionário) OA4-Conhecer os principais métodos de amostragem e os elementos que condicionam a representatividade de uma amostra OA5-Alargar o conhecimento sobre os métodos de análise de dados e tipo de resultados OA6-Conhecer as potencialidades e limites associados à utilização de dados secundários na pesquisa extensiva OA7-Compreender a especificidade e exigências das met. extensivas em estudos comparativos internacionais OA8-Desenvolver as competências necessárias para realizar uma avaliação crítica e informada das potencialidades e limites inerentes à utilização das metodologias extensivas na análise sociológica
Programa
Tendo subjacentes os objetivos enunciados, o programa irá revisitar autores e investigações de valor histórico e sociológico consagrado, assim como pesquisas extensivas mais recentes, de âmbito nacional e internacional. A partir de um olhar aprofundado sobre cada um desses trabalhos, serão apresentados e discutidos o objeto de estudo, os recursos teóricos e metodológicos acionados, assim como os principais resultados. O Programa encontra-se organizado em cinco grandes tópicos: CP-1. Metodologias extensivas em ciências sociais: considerações teóricas, epistemológicas, metodológicas e éticas CP-2. A pesquisa extensiva a partir de dados primários. O inquérito por questionário CP-3. Métodos de amostragem e de análise de dados CP-4. A utilização de dados secundários e de estatísticas oficiais na análise sociológica. Limites e potencialidades CP-5. Estudos extensivos internacionais. Desafios da comparabilidade
Método de Avaliação
A avaliação dos alunos é realizada ao longo do semestre e inclui dois momentos fundamentais: a) uma exposição em aula, preparada e apresentada em grupo, sobre uma das obras de referência (30%) b) preparação de um ensaio individual, cuja dimensão não deverá ultrapassar as 10 páginas (cerca de 20000 caracteres) (70%) Nesta UC não existe a modalidade de avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 132.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bryman, Alan (2012), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press (4ª ed.) Denscombe, M. (2007). The good research guide for small-scale social research projects (3rd ed). Open University Press. Ghiglione R. e B. Matalon, (1996), O Inquérito. Teoria e prática, Oeiras, Celta Editora Kitchin, R. (2014). The data revolution: Big data, open data, data infrastructures & their consequences. SAGE Publications Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology Quivy, Raymond e Luc Campenhout (2019), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (1986), Metodologia das ciências sociais, Porto, Edições Afrontamento Stopher, P. (2012). Collecting, Managing, and Assessing Data Using Sample Surveys. Cambridge: CUP:
Secundária
- Almeida João Ferreira de, e José Madureira Pinto (1982), A Investigação nas Ciências Sociais, Editorial Presença. Bourdieu, Pierre (2010, 1979), A Distinção. Uma Crítica Social da Faculdade do Juízo, Lisboa, Edições 70. Dillman D. A.(2007), Mail and Internet Surveys , New Jersey, John Wiley. Durkheim, Émile (2007, 1897), O Suicídio, Lisboa, Editorial Presença Giddens,Anthony (2004),"Métodos de Investigação em Sociologia", em Sociologia (4ª edição, revista e atualizada), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2-19; pp. 641-663. Lahire, Bernard (2005), L'Esprit Sociologique, Paris, La Découverte, Nunes, A. Sedas (1981), Sobre o problema do conhecimento nas ciências sociais. Materiais de uma experiência pedagógica, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais Vicente, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996: