Currículo
A Investigação Sociológica em Portugal M9003
Contextos
Groupo: Sociologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Sociologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular tem em vista que os doutorandos atinjam os seguintes objetivos de aprendizagem : a) Capacidade de colocar a sociologia sob observação sociohistórica. b) Conhecimento sobre a história da sociologia em Portugal, sua génese, desenvolvimento e institucionalização avançada. c) Conhecimento do conceito de gerador institucional de sociologia (aplicado à sociologia portuguesa). d) Conhecimento dos temas e principais resultados de pesquisa em 16 domínios consolidados de produção sociológica e identificação de domínios não consolidados e) Capacidade de identificar e analisar a questão das fonteiras externas e internas da investigação sociológica.
Programa
Aula 1. Investigação sociológica em Portugal: para uma análise sociohistórica Aula 2. O campo sociológico em Portugal: da pré-história à institucionalização avançada. Aula 3. Dois geradores institucionais de sociologia: gerador sociocultural e gerador político-social Aula 4. Clássicos duradouros: sociologia da estrutura e mudança social, sociologia da juventude, sociologia da educação, sociologia das classes e desigualdades sociais Aula 5. Novos clássicos: sociologia do trabalho, organizações e profissões, sociologia urbana e do território, sociologia política, sociologia da cultura Aula 6. Domínios modernos (I): sociologia da família, género e sexualidade, sociologia da pobreza e exclusão social, sociologia da saúde, sociologia da comunicação e media Aula 7. Domínios modernos (II): sociologia da ciência, sociologia da imigração e etnicidade, sociologia dos valores culturais, sociologia do ambiente Aula 8. Domínios não consolidados. Relações e fronteiras da investigação sociológica
Método de Avaliação
A avaliação dos doutorandos ao longo do semestre tem em conta: a) Realização de um trabalho individual escrito final sobre conteúdos do programa (dimensão máxima de 25 páginas, a entregar no fim do semestre) (70% da nota final) b) Duas intervenções individuais previamente preparadas sobre conteúdos do programa (30% da nota final) c) Assiduidade e participação corrente nas aulas (podem majorar a nota final em um valor)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 132.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bourdieu, P (2006), Para uma Sociologia da Ciência, Lisboa, Ed 70. Costa, A et al (2007), Sociedade e Conhecimento, Lisboa, Celta Guerreiro, M et al (2007), Quotidiano e Qualidade de Vida, Lisboa, Celta Machado, F (2022), Investigação Sociológica em Portugal, Porto, Afrontamento Merton, R (1973), The Sociology of Science, Chicago, CUP Pinto, J (2007), Ciências e progresso, Porto, Afrontamento Santos, B (2001), Globalização: Fatalidade ou Utopia? Porto, Afrontamento Santos, B (1999), ?Porque é tão difícil construir uma teoria crítica??, RCCS, 54 Silva, A (2006), A Sociologia e o Debate Público. Porto, Afrontamento Viegas, J et al (2007), Instituições e Política. Lisboa, Celta:
Secundária
- Ver observações: