Currículo
Metodologias Avançadas de Planeamento M8084
Contextos
Groupo: Sociologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativa > Livre Ou Supletiva
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Programa
I. DINÂMICAS SOCIAIS E IMPACTES NO PLANEAMENTO II A ESPECIFICIDADE DAS METODOLOGIAS DE PESQUISA ACÇÃO III. O PLANEAMENTO EM CIÊNCIAS SOCIAIS 1. Planeamento e Metodologia de Projecto 2. As metodologias participativas e planeamento IV. O DIAGNÓSTICO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA-ACÇÃO 1. O diagnóstico como metodologia de pesquisa-acção 2. A análise de necessidades sociais V. MÉTODOS E TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO 1.Os objectivos e objectos do diagnóstico de necessidades 2.A condução do processo - da planificação à elaboração de relatórios 3.Instrumentos e Técnicas - da recolha individual ao trabalho com grupos, de uma análise descritiva a uma análise prospectiva 4.Aprofundamento das formas de Pré-diagnóstico e Diagnóstico Estrutura-se em 5pontos:
Método de Avaliação
O processo de avaliação consubstancia-se na participação nas aulas e na entrega de um paper de discussão de alguma das problemáticas discutidas na sala de aula.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Emilio IMPERATORI e Mª Rosário GIRALDES, , 1993, Metodologia do Planeamento da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública, 3ª edição, Lisboa Remi HESS, 1983, Sociologia de intervenção, Rés, Lisboa. Isabel Carvalho GUERRA, 2000, Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção: o planeamento em Ciências Sociais, Principia, Lisboa. Gabriel GOYETTE, Michelle LESSARD-HÉBERT, 1987, La recherche-action: ses fonctions, ses fondements et son instrumentation, Presses Universitaires du Quebec, Québec. Jean-Marie BARBIER, 1991, Elaboration de projets d´action et planification, Paris, PUF (tradução portuguesa, 1996, Elaboração de Projectos de Acção e Planificação, Porto, Porto Editora) :
Secundária
- Miguel A. ZABALZA, 1994 (2ª ed), Planificação e desenvolvimento curricular na escola, Portugal, Edições Asa Belle Ruth WITKIN, James ALTSCHULD, 1995, Planning and Conducting Needs Assessments, London, Sage Publications Fernando SORIANO, 1995, Conducting Needs Assessment- A Multidisciplinary approach, California, Sage Publications. ROPS, 1992, Le projet : un défi nécessaire face à une société sans projet, Paris, Harmattan. Michel PINÇON, 1977, Besoin et Habitus, Paris, CNRS/CSU Jane PERCY-SMITH, 1996, Needs Assessments in Public Policy, Buckingham/ Philadelphia, Open University, Press OA, 1996, Guia para a Elaboração de Planos Estratégicos de Cidades Médias, Lisboa, DGOTDU. Olivier MAZEL, Pascal VAZARD e Klaus WERNER (coords.), 1997, Construire un projet de territoire- Du Diagnostic aux Stratégies, CLCBE e DATAR. Emilio IMPERATORI e Mª Rosário GIRALDES, , 1993, Metodologia do Planeamento da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública, 3ª edição, Lisboa Remi HESS, 1983, Sociologia de intervenção, Rés, Lisboa. Isabel Carvalho GUERRA, 2000, Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção: o planeamento em Ciências Sociais, Principia, Lisboa. Gabriel GOYETTE, Michelle LESSARD-HÉBERT, 1987, La recherche-action: ses fonctions, ses fondements et son instrumentation, Presses Universitaires du Quebec, Québec. Erhard FRIEDBERG, 1993, O poder e a regra: dinâmicas da acção colectiva organizada, Instituto Piaget, Lisboa. Michel CROZIER, 1977, L´Acteur et le Système, les contraintes de l´action collective, Ed. Seuil , Paris. Sarah CRAIG (org.), 1995, Planning for Change- A Handbook on Strategic Planning for Local Development Partnerships, Dublin, Combat Poverty Agency. COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, 1993, Manual de Gestão do ciclo do projecto: abordagem integrada e quadro lógico, Bruxelas, CEE. Michael CARLEY, 1981, Social Measurement and Social Indicators- Issues of Policy and Theory, Londres, George Allen & Unwin. John M. BRYSON e Farnum K. ALSTON, 1996, Creating and Implementiing your Strategic Plan- A workbook for Public and Nonprofit Organizations, São Francisco, Jossey-Bass Publishers. Jean-Pierre BOUTINET, ,1996, Antropologia do Projecto, Lisboa, Instituto Piaget :