Currículo
Teorias Sociológicas Clássicas: Grandes Obras 00064
Contextos
Groupo: Sociologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
As principais competências a desenvolver nesta disciplina são as seguintes: - aprofundamento do conhecimento das principais teorias e conceitos dos autores clássicos, e de obras de referência na sociologia; - desenvolvimento da capacidade de interpretar textos e elaborar argumentos fundamentados teórica e logicamente; - desenvolvimento da capacidade de comunicar por escrito e oralmente, e de trabalhar individualmente e em equipa.
Programa
1. Teorias clássicas: antiguidade e contemporaneidade 1.1. Modernidade e ciência social 1.2. Teorias sociológicas e reflexividade social 2. Obras de referência 2.1. Da Democracia na América, Alexis de Tocqueville (1835-40) 2.2. A Ideologia Alemã, Karl Marx e Friedrich Engels (1846) 2.3. A Filosofia do Dinheiro, Georg Simmel (1900) 2.4. As Formas Elementares da Vida Religiosa, Émile Durkheim (1912) 2.5. Economia e Sociedade, Max Weber (1922) 3. Teorias sociológicas: diversidade, canonização e processos de elaboração 3.1. Especificidades e articulações 3.2. Inovação e cumulatividade
Método de Avaliação
A avaliação é realizada ao longo do semestre e visa aferir o desenvolvimento dos conhecimentos e competências explicitados nos objectivos da disciplina. Com o sistema de avaliação nesta UC pretende-se fundamentalmente que os estudantes desenvolvam capacidades de trabalho em grupo e individual, experiência de investigação, competências orais e de escrita, expressão de opinião e prática de debate, e hábitos de assiduidade. O processo de avaliação envolve os seguintes elementos e respectiva ponderação na classificação final: a assiduidade e participação nas aulas: 20%; apresentação e debate de textos em aulas teórico-práticas: 30%; trabalho individual escrito: 50%. Não está prevista a realização de exame nesta UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 132.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Durkheim, Émile (2002), As Formas Elementares da Vida Religiosa, Oeiras, Celta Editora. Marx, Karl, e Friedrich Engels (1975), A Ideologia Alemã, Lisboa, Livraria Presença. Simmel, Georg (1982), The Philosophy of Money, Boston, Routledge & Kegan Paul. Tocqueville, Alexis de (2008), Da Democracia na América, col. Antropos, Lisboa, Relógio d'Água. Weber, Max (1971), Économie et Societé, Paris, Plon.:
Secundária
- Waters, Malcolm (1994), Modern Sociological Theory, London, Sage. Turner, Jonathan (2003), The Structure of Sociological Theory, Belmont (California), Wadsworth. Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Newbury Park, CA, Sage. Turner, Jonathan H., Leonard Beeghley, e Charles H. Powers (2002), The Emergence of Sociological Theory, Belmont, Wadsworth Thomson Learning. Turner, Jonathan H. (org.) (2001), Handbook of Sociological Theory, New York, Kluwer Academic. Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology. A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Londres, Sage. Turner, Bryan S. (org.) (2000), The Blackwell Companion to Social Theory, Oxford, Blackwell. Scott, John (2011), Conceptualising the Social World. Principles of Sociological Analysis, Cambridge, Cambridge University Press. Ritzer, George (org.), (2003), The Blackwell Companion to Major Classical Social Theorists, Oxford, Blackwell. Ritzer, George, e Douglas J. Goodman (2004), Sociological Theory, Nova Iorque, McGraw-Hill. Jenks, Chris (org.) (1998), Core Sociological Dichotomies, London, Sage Publications. Giddens, Anthony (2005 [1972]), Capitalismo e Moderna Teoria Social, 6ª ed., Barcarena, Editorial Presença. Cruz, Manuel Braga da (org.) (1995), Teorias Sociológicas ? Os Fundadores e os Clássicos (Antologia de Textos), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Collins, Randall (1994), Four Sociological Traditions, Oxford, Oxford University Press. Burawoy, Michael (2021), “Why is classical theory classical? Theorising the canon and canonizing Du Bois”, Journal of Classical Sociology, 21 (3-4), pp. 245-259. Alexander, Jeffrey C. (1987), “The centrality of the classics”, em Anthony Giddens e Jonathan H. Turner (orgs.), Social Theory Today, Stanford, CA, Stanford University Press, pp. 11-57.: