Currículo

Temas Avançados em Sociologia 02328

Contextos

Groupo: Sociologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativa > Livre Ou Supletiva

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

São objetivos de Aprendizagem da UC despertar o interesse dos alunos pelos temas centrais da sociologia e familiarizá-los com os desenvolvimentos mais recentes no campo da sociologia mundial, tanto no plano teórico como no plano das metodologias e da informação substantivas sobre problemas sociais e sociológicos contemporâneos.

Programa

1. Como trabalhar em Sociologia Histórica Comparada: Como é que os sociólogos escolhem casos e estabelecem comparações? Discutir-se-ão obras exemplares para perceber o seu sucesso, mas também as falhas na sua construção; 2. Nacionalismo e militarismo: Quais as origens do nacionalismo? Como interagem nacionalismo, guerra e militarismo? Veremos obras fundamentais sobre o tema e como avança o conhecimento nesta área; 3. Sistema Mundial: A teoria do sistema-mundo é importante na sociologia e gerou pesquisa empírica rica. Examinar-se-ão obras fundamentais e os pontos fortes e limitações desta escola; 4. Conferência: O fim da guerra ocidental? A abolição do SMO e a alteração das descrições mediáticas da guerra e das mortes nos EUA e na Europa; 5. Declínio americano: Como se compara o padrão de declínio dos EUA com o de hegemonias anteriores? Quais as causas do declínio? Que propostas existem para retardar ou reverter esse declínio? Essas propostas são realistas?

Método de Avaliação

No fim da UC os estudantes deverão produzir um pequeno ensaio, de 10 páginas (times new roman, 12, a 1,5 espaços e margens de 2 cm), contendo uma análise crítica de um dos temas constantes do programa (75%). A avaliação inclui ainda a presença e participação nas aulas (25%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 132.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Thomas Friedman and Michael Mandelbaum (2011), That Used to Be Us: How America Fell Behind in the World it Invented and How Can We Come Back?, New York, Farrar, Straus and Giroux. Michael Mann (2003), Incoherent Empire, Verso. Giovanni Arrighi (2009), Adam Smith in Beijing: Lineages of the 21st Century, Verso. Immanuel Wallerstein (1974, 1980, 1989, 2011), Modern World System, Vol. I, Vol. II, Vol. III, Vol. IV. John Hall and Sinisa Malesevic (eds) (2013), Nationalism & War, Cambridge, Cambridge University Press. Sinisa Malesevic (2013), Nation-States & Nationalisms, Cambridge, Polity Press. John Hutchinson & Anthony Smith (eds) (1994), Nationalism, Oxford, Oxford University Press. Richard Lachmann (2009), States and Power; What is Historical Sociology? Cambridge, Polity Press. :

Secundária

  • Thomas Friedman and Michael Mandelbaum (2011), That Used to Be Us: How America Fell Behind in the World it Invented and How Can We Come Back?, New York, Farrar, Straus and Giroux. Michael Mann (2003), Incoherent Empire, Verso. Giovanni Arrighi (2009), Adam Smith in Beijing: Lineages of the 21st Century, Verso. Immanuel Wallerstein (1974, 1980, 1989, 2011), Modern World System, Vol. I, Vol. II, Vol. III, Vol. IV. John Hall and Sinisa Malesevic (eds) (2013), Nationalism & War, Cambridge, Cambridge University Press. Sinisa Malesevic (2013), Nation-States & Nationalisms, Cambridge, Polity Press. John Hutchinson & Anthony Smith (eds) (1994), Nationalism, Oxford, Oxford University Press. Richard Lachmann (2009), States and Power; What is Historical Sociology? Cambridge, Polity Press. :

Disciplinas de Execução

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre