Currículo
Métodos de Aprendizagem Não Supervisionada 03595
Contextos
Groupo: Ciência de Dados - PL > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Ciência de Dados - PL > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Ciência de Dados - PL > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Caracterizar os principais métodos analíticos não supervisionados OA2: Utilizar R no contexto dos métodos não supervisionados OA3: Avaliar, validar e interpretar os resultados
Programa
CP1: Introdução aos métodos de aprendizagem não supervisionada CP2: Técnicas de redução da dimensionalidade dos dados - Análise em componentes principais (ACP) - Aplicações com R CP3: Técnicas de clustering: - Métodos hierárquicos - Métodos partitivos - Mapas self-organizing - Métodos probabilísticos - Qualidade e validação de soluções de clustering - Aplicações com R CP4: Estudos de caso
Método de Avaliação
Os estudantes podem optar por Avaliação ao longo do semestre ou Exame Final. AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE: - trabalho de grupo com nota mínima de 8 valores (50%) - teste individual com nota mínima 8 valores (50%) A aprovação requer uma frequência mínima de 80% das aulas e nota mínima de 10. EXAME: O Exame Final corresponde a um exame escrito. Os alunos devem obter uma nota mínima de 10 para passar.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Nwanganga, F., M. Chapple (2020), Practical Machine Learning in R, 1st Edition, Wiley. Bouveyron, C., G. Celeux, T. B. Murphy, A. E. Raftery (2019), Model-Based Clustering and Classification for Data Science: With Applications in R, 1st Edition, Cambridge University Press. James, G., Witten, D., Hastie, T., Tibshirani, R. (2013), An Introduction to Statistical Learning: with applications in R, New York: Springer. Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E. (2014), Multivariate Data Analysis, 7th Edition, Essex, UK: Pearson Education.:
Secundária
- Wedel, M., Kamakura, W. A. (2000), Market Segmentation. Conceptual and Methodological Foundations (2nd edition), International Series in Quantitative Marketing. Boston: Kluwer Academic Publishers. Lattin, J., D. Carroll e P. Green (2003), Analyzing Multivariate Data, Pacific Grove, CA: Thomson Learning. Kohonen, T. (2001). Self-Organizing Maps. Third edition, Springer. Hennig, C., Meila, M., Murtagh, F., Rocci, R. (eds.) (2016), Handbook of Cluster Analysis, Handbooks of Modern Statistical Methods. Boca Raton: Chapman & Hall/CRC. Aggarwal, C. C., Reddy, C. K. (eds.) (2014), Data Clustering: Algorithms and Applications. Boca Raton: CRC Press.: