Currículo
Modelos Longitudinais ML
Contextos
Groupo: Ciência de Dados - 2025 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A conclusão bem sucedida desta UC supõe que o aluno é capaz de: OA1. Compreender a estrutura e características de dados longitudinais e medidas repetidas. OA2. Compreender os modelos mais usuais para séries temporais. OA3. Aplicar e interpretar modelos de regressão de efeitos mistos (modelos lineares e não-lineares). OA4. Compreender a modelação de crescimento e mudança em dados longitudinais. OA5. Analisar dados longitudinais utilizando ferramentas computacionais como R. OA6. Desenvolver uma abordagem crítica para a escolha de modelos adequados e a interpretação dos resultados.
Programa
P1. Introdução aos dados longitudinais P2. Séries temporais P2.1. Operador lag, estacionaridade, teste de raiz unitária P2.2. Ruído Branco, Modelos ARMA, ARIMA, SARIMAX P2.3. Metodologia de Box-Jenkins, Previsão P2.4. Aplicações com R P3. Modelos com dados de painel P3.1. Modelos de efeitos fixos P3.2. Modelos de efeitos mistos P3.3. Modelos de crescimento e mudança P3.4. Modelos lineares generalizados P3.5. Estrutura de covariância em dados longitudinais P3.6. Aplicações com R P4. Estudos de caso
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: a) Trabalho de grupo com ponderação de 40%, com possibilidade de discussão caso o docente consider necessário. A nota mínima do trabalho é de 10 valores. O trabalho concretiza-se numa apresentação em aula e na apresentação de um relatório final, conforme explicitado no Guião do Trabalho de Grupo disponibilizado aos alunos. b) Dois testes individuais,com ponderação de 20% e 40%: o primeiro a realizar em outubro, na semana de avaliações intercalares, e o segundo a realizar no final da UC. Em cada um dos testes o aluno deverá obter nota mínima de 8.5 valores para continuar em avaliação ao longo do semestre. Para aprovar é necessário uma média ponderada dos elementos de avaliação de, pelo menos, 9.5 valores. Nenhuma destas notas transita para a avaliação por exame. Avaliação por exame: Exame individual que inclui a matéria toda com nota mínima de 10 valores (nota arredondada às unidades). O teste individual e o exame serão realizados sem consulta de folhas de apoio, livros ou outros materiais, não sendo permitida a utilização de calculadoras gráficas nem de telemóveis; apenas podem consultar o formulário e tabelas disponibilizados no Moodle para o efeito.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Hyndman, R.J., & Athanasopoulos, G. (2021) Forecasting: principles and practice, 3rd edition, OTexts: Melbourne, Australia. Ccom tradução em português disponível em: https://otexts.com/fpppg/. Baltagi, B. H. (2021) Econometric Analysis of Panel Data, 5th ed. Wiley. (with Student Companion Site):
Secundária
- Fitzmaurice, G. M., Laird, N. M., Ware, J. H. (2012). Applied Longitudinal Analysis. Wiley . Pinheiro, J. C., & Bates, D. M. (2000). Mixed-Effects Models in S and S-PLUS. Springer. Singer, J. D., & Willett, J. B. (2003). Applied Longitudinal Data Analysis: Modeling Change and Event Occurrence. Oxford University Press.: