Currículo

Optimização para Ciência de Dados 03592

Contextos

Groupo: Ciência de Dados > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ao concluir esta Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1. Desenvolver formulações em programação linear, programação linear inteira e programação não linear para a resolução eficiente de problemas complexos em contextos reais. OA2. Utilizar programas generalistas para determinar soluções para problemas formulados em programação linear, programação linear inteira e programação não linear. OA3. Fazer a interpretação económica e produzir recomendações baseadas nas soluções obtidas para problemas formulados em programação linear, programação linear inteira e programação não linear.

Programa

Conteúdos programáticos (CP): CP1: Programação Linear 1.1 Modelo Geral de Programação Linear 1.2 Formulação de problemas em Programação Linear 1.3 Resolução gráfica 1.4 Resolução usando software generalista (Solver para Excel) 1.5 Interpretação de resultados e análise de sensibilidade CP2: Programação Linear Inteira 2.1 Formulação de problemas em Programação Linear Inteira 2.2 Formulação de problemas com variáveis binárias 2.3 Resolução usando software generalista (Solver para Excel) 2.4 Interpretação de resultados 2.5 Algoritmo Branch-and-Bound CP3: Programação Não Linear 3.1 Formulação de problemas em Programação Não Linear 3.2 Resolução usando software generalista (Solver para Excel) 3.3 Interpretação de resultados

Método de Avaliação

1. Avaliação ao longo do semestre: a) Teste escrito (60%); b) Projecto em grupo com discussão (40%); c) Presença em, pelo menos, 2/3 das aulas. 2. Avaliação por Exame (1.ª e 2.ª Época): a) Teste escrito (60%); b) Projecto com discussão (40%). A aprovação (em ambas as modalidades de avaliação): i) Requere classificação mínima de 8,5 no teste escrito; ii) Pode ser exigida uma prova oral. Escala: 0-20 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • * Ragsdale, C.T. (2017). Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to Business Analytics. 8th Ed. Cengage Learning.:

Secundária

  • * Evans, J. (2021). Business Analytics. 3rd Ed. Global Edition. Pearson. * Hillier, F.S and Lieberman, G.J. (2015). Introduction to Operations Research, 10th Ed., McGraw-Hill. * Ragsdale, C.T. (2001). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis: A Practical Introduction to management science. 3rd Ed., South-Western College Publishing. * Wolsey, L.A. (1998). Integer Programming. Wiley.:

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre