Currículo

Pensamento Crítico 00677

Contextos

Groupo: Ciência de Dados - 2025 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, o/a estudante deverá ser capaz de: OA1: Identificar estruturas argumentativas e reconhecer falácias informais. OA2: Aplicar a metodologia dos Seis Chapéus do Pensamento a situações de análise crítica e resolução de problemas. OA3: Mobilizar pensamento divergente e convergente, integrando dados, emoções, riscos, oportunidades e criatividade. OA4: Trabalhar colaborativamente em tarefas de pensamento paralelo, gerindo diferentes modos de raciocínio. OA5: Avaliar criticamente decisões e argumentos com base numa abordagem estruturada e multidimensional do pensamento.

Programa

CP1. Definição e importância do pensamento crítico (PC) CP2. Estrutura básica de um argumento: premissas e conclusão • Ex de argumentos simples e complexos CP3. Métodos de análise de argumentos CP4. Falácias Lógicas e Erros Comuns CP5. Critérios para avaliar a qualidade de argumentos CP6. Construção de Argumentos CP7. Aplicações Práticas do PC CP8. O pensamento lateral e os fundamentos do modelo dos Seis Chapéus. CP9. Aplicações práticas de cada chapéu: dados (branco), emoções (vermelho), riscos (preto), benefícios (amarelo), criatividade (verde), gestão do pensamento (azul). CP10. Dinâmicas de pensamento paralelo em contexto académico, profissional e ético e Integração das metodologias argumentativas e dos Seis Chapéus em simulações, debates e exercícios escritos.

Método de Avaliação

A avaliação ao longo do semestre é feita através da exposição, exercícios debate, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos). A participação ativa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável e obedece aos seguintes critérios: Assiduidade/participação - Exercicios em aula + debate em grupo (com um minimo de 80% de presenças) assiduidade 1. Participação ativa nas sessões práticas e nos exercícios de grupo (20%) 2. TPCs- 15% (1 TPC - 5% + 1 TPC - 10%) = 15% 3. Ensaio individual aplicado aos Seis Chapéus do Pensamento sobre um dilema ou situação real (30%). 4. Reflexão crítica individual final, integrando as dimensões da UC e articulando pensamento argumentativo e pensamento paralelo (35%) – Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas Épocas de Exames Trabalho Escrito -100% Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação por exame, esta a avaliação pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • De Bono, E. (2016). Os Seis Chapéus do Pensamento. Lua de Papel. Facione, P. A. (2011). Critical Thinking: What It Is and Why It Counts. Insight Assessment. Fisher, A. (2011). Critical Thinking: An Introduction. Cambridge University Press. Haber, J., (2020). Critical Thinking, MIT Press Paul, R., & Elder, L. (2014). The Miniature Guide to Critical Thinking: Concepts and Tools. Foundation for Critical Thinking.:

Secundária

  • Brookfield, S. (1987). Developing critical thinkers: challenging adults to explore alternative ways of thinking and acting. San Francisco: Jossey-Bass. Bowell, T., & Kemp, G. (2002). Critical thinking: a concise guide. London: Routledge. Cottrell, S. (2005). Critical Thinking Skills: Developing effective analysis and argument. New York: Palgrave McMillan. Morgado, P. (2003). Cem argumentos: A lógica, a retórica e o direito ao serviço da argumentação. Porto: Vida Económica. Thayer-Bacon, B.J. (2000). Transforming critical thinking: thinking constructively. New York: Teachers College Press. Weston, A. (2005). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva:

Disciplinas de Execução