Currículo

Psicopatologia L5225

Contextos

Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Políticas Públicas > Optativa para o 3º Ano - 2º Semestre

Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Ciência Política > Optativa para o 3º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC visa dar a conhecer as diferentes perspectivas teóricas ao nível da etiologia e sistemas de classificação em Psicopatologia Descritiva. O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Definir psicopatologia de várias perspectivas e enquadrar o conceito num contexto histórico e cultural. OA2. Caracterizar e diferenciar diferentes modelos etiológicos em psicopatologia. OA3. Identificar os principais sistemas de classificação em psicopatologia e os princípios que enquadram um diagnóstico diferencial. OA4. Descrever as principais perturbações psicopatológicas em adultos. OA5. Descrever as principais perturbações psicopatológicas em crianças e adolescentes.

Programa

Módulo 1. Introdução à Psicopatologia 1.1 Conceito(s) de psicopatologia e sua evolução 1.2 Dimensão sociocultural na compreensão da Psicopatologia 1.3 Teorias e Modelos etiológicos: biomédico, psicodinâmico, fenomenológico, comportamental-cognitivo, e ecológico 1.4. Fatores de vulnerabilidade, fatores de stress; fatores protetores e resiliência Módulo 2. Diagnóstico e sistemas de classificação em Psicopatologia 2.1 Desenvolvimento histórico 2.2 Objectivos, vantagens e limitações 2.3 Sistema de classificação da APA (DSM-5) e WHO (ICD-11) Módulo 3. Psicopatologia do Adulto 3.1 Perturbações do Humor 3.2 Perturbações da Ansiedade, PTSD e OCD 3.3 Esquizofrenia e outras Perturbações Psicóticas 3.4 Perturbações da Personalidade 3.5 Outras Perturbações do adulto Módulo 4. Psicopatologia da Criança e do Adolescente 4.1 Perturbações do comportamento 4.2 Perturbações emocionais e sociais 4.3 Perturbações da aprendizagem e do desenvolvimento

Método de Avaliação

Em avaliação ao longo do semestre, espera-se que os/as alunos/as participem nas aulas, realizem dois trabalhos práticos e uma frequência: - Trabalho de grupo sobre uma perturbação específica à sua escolha (trabalho escrito 20% e apresentação 20%). - Exercício individual de um caso prático baseado num vídeo (10%). - Frequência (50%), com caso clínico com consulta antes do teste; Os/as alunos/as que não efetuarem ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre poderão ir a um exame final (100%). Os elementos da avaliação têm a nota mínima de 9,5 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • APA, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, DSM-5-TR, 5th Edition, Text Revision., 2022, American Psychiatric Association (2022). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, DSM-5-TR, 5th Edition, Text Revision. American Psychiatric Association Publishing., American Psychiatric Association (2013). DSM-V Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Washignton, DC: Author. (PS.122 APA*Dia) Andrasik, F. (Ed.) (2005). Comprehensive handbook of personality and psychopathology, Adult psychopathology (Vol. 2). New York: Wiley. (PS.122 Com,2 v.2) Correia, D. T. (2013). Manual de Psicopatologia (2ª ed.). Lidel. Davey, G., Psychopathology: Research, Assessment and treatment in clinical psychology., 2021, Davey, G (2021). Psychopathology: Research, Assessment and treatment in clinical psychology. BPS Blackwell., Maddux, J.E. & Winstead, B. (2019). Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding. NY: Routledge. (edição anterior PS.122 Psy,8) Mash, E., & Barkley, R., (Ed.) (2014). Child psychopathology (3ª Edição). New York: Guildford Press. (PS.122 Chi,1 3ªed):

Secundária

  • Figueira, M.L., Sampaio, D., & Afonso, P. (Eds.) (2014). Manual de psiquiatria clínica. Liedel. Soares, I. (2000). Psicopatologia do Desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida. Quarteto. Dilys, D. & Bhugra, D. (2004). Models of Psychopathology. Open University Press. Craighead, W. E., Miklowitz, D. J., Craighead, L. W. (2017). Psychopathology: History, diagnosis, and empirical foundations (3 rd ed.). John Wiley & Sons. Adams, H., & Sutker, P. (Ed.) (2004). Comprehensive handbook of psychopathology (3rd ed). New York: Springer. (PS.122 Com,3) Pires, C. M. L. (2003). Manual de Psicopatologia: uma abordagem biopsicossocial. Editorial Diferença. Pio Abreu, J.L. (2015). Introdução à Psicopatologia Compreensiva. Fundação Calouste Gulbenkian. Pio Abreu, J. L. (2006). Como tornar-se doente mental (19ª edição). Editora Quarteto. Beutler, L. E., & Malik, M. (2002). Rethinking the DSM: A psychological perspective. APA. Beidel, D.C. & Frueh, B.C. (2018). Adult Psychopathology and Diagnosis (8th Ed.). New York: John Wiley & Sons. (PS.122 BEI*Adu). Kendall, P. C. & Cormer, J.S. (2010). Childhood Disorders (2nd Ed.). Psychology Press.:

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 2º Semestre