Currículo
Análise de Dados em Ciências Sociais: Multivariada I 03212
Contextos
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1.Identificar o objetivo dos métodos aprendidos e selecionar o adequado a cada situação. OA2. Realizar e interpretar uma Análise em Componentes Principais. OA3. Construir novas variáveis compósitas. OA4. Analisar a fiabilidade de variáveis compósitas (Alfa de Cronbach). OA5. Realizar e interpretar uma Análise de Variância a um fator e a dois fatores. OA6. Realizar, no SPSS, a Análise em Componentes Principais e a Análise de Variância, assim como todos os procedimentos necessários à preparação e transformação das variáveis de input. OA7. Sumariar, apresentar e interpretar, os resultados obtidos tendo em vista a elaboração de um relatório de análise de dados ou de um artigo.
Programa
1.Análise de Componentes Principais(ACP) 1.1.Introdução 1.2.Definição das componentes principais 1.3.Significado dos valores próprios e das comunalidades 1.4.Seleção das componentes principais:critérios de extração 1.5.Interpretação das componentes principais 1.6.Métodos de rotação das componentes:métodos ortogonais e não-ortogonais 1.7.Definição e interpretação dos scores fatoriais 1.8.Definição de índices (summated scales) e análise de consistência (via Alfa de Cronbach) 1.9. Aplicações com o SPSS 2.Análise de Variância a 1 fator fixo 2.1.Introdução 2.2.Pressupostos;Modelo e hipóteses;Teste F 2.3.Comparações a posteriori 2.4.Alternativas ao teste F 2.5.Interpretação e apresentação dos resultados 2.6.Aplicações com SPSS 3.Análise de Variância a 2 fatores fixos 3.1.Pressupostos;Modelo e hipóteses;Testes F 3.2.Comparações a posteriori:efeito de interação significativo e não significativo 3.3.Interpretação e apresentação dos resultados 3.4.Aplicações com o SPSS
Método de Avaliação
Existem duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação durante o semeste: a) Trabalho de grupo a entregar no final do semestre, com discussão (40%); nota mínima: 10 valores. O trabalho consiste na elaboração de uma relatório de análise de dados, com aplicação dos conteúdos programáticos, a partir de uma base de dados disponibilizada pela equipa docente. Ao longo do semestre existirão aulas dedicadas ao desenvolvimento do relatório final, nas quais todos os membros do grupo devem estar presentes. b) 5 Mini-fichas, das quais contam para avaliação os quatro melhores resultados (no total pesam 30%). As mini-fichas são feitas ao longo do semestre no início das aulas com o objetivo de rever e avaliar a matéria dada na(s) aula(s) anterior(es). São individuais e têm a duração de 10 minutos cada uma delas. Em termos de formato, poderá incluir perguntas de escolha múltipla, perguntas de verdadeiro ou falso, perguntas diretas ou preenchimento de informação em falta em tabelas ou texto. c) Dois exercícios com aplicação de SPSS (um relativo à ACP e outro à ANOVA a dois fatores) e escrita de texto síntese de resultados (15% cada), cada um deles com nota mínima de 7 valores. Os exercícios com aplicação de SPSS são feito após a conclusão do conteúdo programático correspondente. 2. Avaliação por exame: teste escrito (65%) e teste de SPSS com escrita de relatório (35%). A melhoria de nota implica a realização do teste escrito (65%) e o exercício com aplicação de SPSS (35%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Field, A. (2024). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (6th ed.). Sage Publications. Maroco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS (8ª edição). Report Number.:
Secundária
- Hair, J., Black, W.C., Babin, B.J., and Anderson, R.E. (2018). Multivariate Data Analysis (8th ed.). Cengage Learning. Tabachnick, B., e Fidell, L. (2021). Using Multivariate Statistics (7th ed.), Pearson. Reis, E. (2001). Estatística Multivariada Aplicada (2ª ed.). Sílabo.: