Currículo
Métodos e Técnicas de Estudo 00673
Contextos
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Condicionada
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Competências Transversais Facultativas Condicionadas
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Competências Transversais Facultativas Condicionadas
ECTS
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Conhecer e utilizar os principais métodos e técnicas de estudo. OA2. Aprender a lidar com os momentos de avaliação. OA3. Elaborar planos individuais de estudo.
Programa
1 - Identificação de barreiras ao estudo 2 - Estratégias e estilos de aprendizagem 3 - Estabelecer objetivos SMART 4 - Planeamentos: Gestão do tempo na Universidade 5 - Organização do estudo e do local de estudo 6 - Técnicas para promover a concentração 7 - Importância das fontes de informação 8 - Aprender lendo, ouvindo e escrevendo 9 - Elaboração de trabalhos individuais e em grupo 10 - Preparação para os momentos de avaliação
Método de Avaliação
Modalidades de avaliação I - Avaliação ao longo do semestre A participação nas aulas e a realização e dos exercícios autónomos será avaliada ao longo do semestre, tendo a seguinte ponderação: 1. Realização de exercícios sobre abordagens à aprendizagem – 20% 2. Realização de exercícios sobre estilos de aprendizagem – 20% 3. Elaboração de planeamentos e objetivos SMART – 20% 4. Trabalho final (individual) - 40% Para finalizar com sucesso a avaliação ao longo do semestre, os estudantes não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas. Os estudantes devem, ainda, cumprir com uma assiduidade mínima a 70% das aulas e concluir o curso online da UC. II - Avaliação final (época de exames) Trabalho final (individual) – 100% da nota final O trabalho final nesta modalidade inclui toda a matéria lecionada. A avaliação final pode ser complementada com prova oral quando solicitado pelo docente.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 37.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Carrilho, F. (2013). Como Estudar Melhor: Um guia para o teu sucesso. Editorial Presença Carrilho, F. (2005). Métodos e técnicas de estudo. Editorial Presença. Downing, S. (2017). On Course: Strategies for Creating Success in College and in Life. Cengage Learning. Neves, J., Garrido, M., & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática (3.ª ed.). Edições Sílabo. Uelaine, L. A. (2009). Study Skills Strategies: Get The Most From Every Minute Of Learning. Axzo Press.:
Secundária
- Cottrell, S. (2013). The Study Skills Handbook. Palgrave Macmillan. Kennedy, J. (2004). Study Skills. Maximise Your Time to Pass Exams. Studymates. McIlroy, D. (2005). Exam Success. SAGE. Oliver, P. (2012). Succeeding with Your Literature Review. Open University Press. Pritchard, A. (2008). Studying and Learning at University Vital Skills for Success in Your Degree. SAGE. Wilson, E. & Bedford, D. (2009). Study skills for part-time students. Pearson Education Limited.: