Currículo
Psicologia Social L5200
Contextos
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Ciência Política > Optativa para o 3º Ano - 2º Semestre
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Políticas Públicas > Optativa para o 3º Ano - 1º Semestre
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Políticas Públicas > Optativa para o 3º Ano - 2º Semestre
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Ciência Política > Optativa para o 3º Ano - 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Caracterizar a Psicologia Social e distingui-la das disciplinas científicas afins; OA2. Reconhecer os vários níveis de análise da Psicologia Social e as principais temáticas abordadas em cada um; OA3. Identificar os principais processos e fatores psicossociais envolvidos na interação entre indivíduos e na construção do self e da identidade; OA4. Identificar as características dos grupos e dos seus processos; OA5. Utilizar os conceitos e modelos teóricos da Psicologia Social para analisar problemas da atualidade e promover um funcionamento dos grupos de forma mais inclusiva e participativa, garantindo oportunidades para todas as pessoas.
Programa
CP1. Introdução à Psicologia Social CP2. Interação social, self e identidade CP3. Grupos e processos de influência social CP4. Aplicações da Psicologia Social
Método de Avaliação
Os estudantes podem concluir a UC através de 1) avaliação ao longo do semestre ou 2) avaliação por exame. 1. Avaliação ao longo do semestre. Para serem admitidos em regime de avaliação periódica deverão: 1) participar nas aulas teórico-práticas (80% das aulas); 2) participar nas práticas laboratoriais (80% das aulas); Em avaliação ao longo do semestre, os estudantes estão sujeitos a 3 provas: 1.1) uma frequência (de escolha múltipla) que corresponde à matéria abordada nas aulas teóricas (40%); 1.2) um relatório individual de uma aula prática, entregue na plataforma moodle até 1 semana depois da realização do exercício seguindo um relatório fornecido (20%) 1.3) um ensaio individual baseado nas aulas teóricas, entregue no moodle até 30 de novembro (20%) – projeto de ensaio até 31 de Outubro; 1.4) um trabalho de grupo de reflexão sobre uma dinâmica de grupo desenvolvida durante as práticas laboratoriais, entregue no moodle até 1 semana depois da realização do exercício seguindo um relatório fornecido (20%). Ficam aprovados os estudantes que, tendo nota superior a 7,5 no relatório da TP e superior a 9,5 em todos os restantes elementos de avaliação, obtenham uma média final igual ou superior a 9,5 valores. 2. Avaliação por exame A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%). Os estudantes que reprovem na avaliação ao longo do semestre poderão ir a um exame final (2.ª época). Os estudantes que não estejam inscritos em avaliação ao longo do semestre irão a exame final (1.ª ou 2.ª épocas).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 110.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Leyens, J.-Ph., & Yzerbyt, V. (2015). Psicologia Social. Lisboa: Edições 70. (PS.110 LEY*Psi ed. rev.) Lima, M.L. (2018). Nós e os outros: O poder dos laços sociais. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Smith, E. R., Mackie, D. M., & Claypool, H. M. (2015). Social psychology (4th ed.). Routledge. [PS.110 SMI*Soc 4ªed] Vala, J., & Monteiro, M.B. (orgs.) (2013). Psicologia Social. (capítulos 2, 3, 6, 8). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. [PS.110 Psi 9.ª ed]. Vala, J., & Monteiro, M.B. (orgs.) (2024). Psicologia Social. (capítulos 2, 3, 6, 8). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. [10.ª ed https://cdn.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2024/04/psicologia_social-1.pdf]:
Secundária
- Em cada aula será ainda fornecida bibliografia específica. Hewstone, M., Stroebe, W., & Jonas, K. (Eds.) (2012). Introduction to Social Psychology: An European perspective (5th ed). London: Blackwell Publishers. Taylor, S. E., Peplau, A. L., & Sears, D. O. (2006). Social Psychology (12th ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.: